Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br
Turma 31 – quarta-feira – 19h30 às 21h10 – sala 101
Turma 03 – quarta-feira – 21h20 às 23h – sala 101
Plano de ensino
Objetivos
- Compreender a influência das culturas e da escola na construção cultural do corpo.
- Localizar as teorias curriculares da Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir.
- Contextualizar a epistemologia do currículo cultural da Educação Física.
- Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pelo currículo cultural da Educação Física.
- Especificar o planejamento no currículo cultural da Educação Física.
- Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física.
- Caracterizar as situações didáticas do currículo cultural da Educação Física.
- Reconhecer a singularidade dos conteúdos do currículo cultural da Educação Física.
Situações didáticas
- Leitura semanal da bibliografia indicada (extraclasse).
- Assistência semanal às videoaulas (extraclasse).
- Realização das atividades propostas em sala de aula.
- Participação semanal na aula presencial.
- Discussão a partir das atividades realizadas em sala de aula.
Avaliação
- Elaboração satisfatória das atividades em sala de aula, ou seja, mobilizando os argumentos conceituais.
- Das 15 atividades realizadas em sala, 10 serão contabilizadas. Pontuação por atividade: 1,0 (mobilizou adequadamente os argumentos conceituais); 0,5 (mobilizou parcialmente os argumentos conceituais) e 0 (não mobilizou os argumentos conceituais).
- Caso deseje aumentar a nota, elaboração satisfatória da atividade avaliativa final.
Registro da frequência
- Mediante a entrega física da atividade realizada em sala no dia da aula.
Cronograma
06/08 – Congresso de Graduação – (não haverá aula)
13/08 – A produção cultural do corpo I

| FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: Rubio, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 41-52. Clique aqui GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40. Clique aqui |
20/08 – A produção cultural do corpo Il

| HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. vol 19, n. 2, ago. 2011. Clique aqui |
27/08 – Teorias curriculares da Educação Física

| NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui |
10/09 – A Educação Física na área das Linguagens

| NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui |
17/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 1

| SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 85-109. Clique aqui |
24/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 2

| SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 111-137. Clique aqui |
01/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 1

| NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. Clique aqui NUNES, M. L. F. et al. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Clique aqui |
08/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 2

| NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Clique aqui |
15/10 – Semana da Educação
22/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 3

| MÜLLER, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui |
29/10 – Planejamento no currículo cultural da Educação Física

| CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui |
05/11 – Tematização, problematização e desconstrução no currículo cultural da Educação Física

| SANTOS, I. L. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–19, 2020. Clique aqui |
12/11 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física

| NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui |
19/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 1

| BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui |
26/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 2

| NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. Clique aqui |
03/12 – Atividade avaliativa final
Análise de um dos relatos de experiência disponibilizados em sala de aula nesta data, mediante o confronto com os referenciais epistemológico e metodológico do currículo cultural da Educação Física.
Critérios de avaliação
- Reconhece o(s) campo(s) teórico(s) que possa(m) ter inspirado o/a professor/a autor/a do relato e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
- Identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o/a professor/a na definição do tema e no planejamento das situações didáticas, e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
- Sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo/a professor/a ao longo da tematização e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
- Indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelo(a)s estudantes ao longo da tematização e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?