Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar – FEUSP/CNPq

Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br

Turma 31 – quarta-feira – 19h30 às 21h10 – sala 101

Turma 03 – quarta-feira – 21h20 às 23h – sala 101

Plano de ensino

Objetivos

  • Compreender a influência das culturas e da escola na construção cultural do corpo.
  • Localizar as teorias curriculares da Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir.
  • Contextualizar a epistemologia do currículo cultural da Educação Física.
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pelo currículo cultural da Educação Física.
  • Especificar o planejamento no currículo cultural da Educação Física.
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física.
  • Caracterizar as situações didáticas do currículo cultural da Educação Física.
  • Reconhecer a singularidade dos conteúdos do currículo cultural da Educação Física.

Situações didáticas

  • Leitura semanal da bibliografia indicada (extraclasse).
  • Assistência semanal às videoaulas (extraclasse).
  • Realização das atividades propostas em sala de aula.
  • ​Participação semanal na aula presencial.
  • Discussão a partir das atividades realizadas em sala de aula.

Avaliação

  • Elaboração satisfatória das atividades em sala de aula, ou seja, mobilizando os argumentos conceituais.
  • Das 15 atividades realizadas em sala, 10 serão contabilizadas. Pontuação por atividade: 1,0 (mobilizou adequadamente os argumentos conceituais); 0,5 (mobilizou parcialmente os argumentos conceituais) e 0 (não mobilizou os argumentos conceituais).
  • Caso deseje aumentar a nota, elaboração satisfatória da atividade avaliativa final.

Registro da frequência

  • Mediante a entrega física da atividade realizada em sala no dia da aula.

Cronograma

06/08Congresso de Graduação – (não haverá aula)

13/08 – A produção cultural do corpo I

FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: Rubio, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 41-52. Clique aqui

GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40. Clique aqui

20/08 – A produção cultural do corpo Il

HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui

BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. vol 19, n. 2, ago. 2011. Clique aqui

27/08 – Teorias curriculares da Educação Física

NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui

10/09 – A Educação Física na área das Linguagens

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui

17/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 1

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 85-109. Clique aqui

24/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 2

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 111-137. Clique aqui

01/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 1

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. Clique aqui

NUNES, M. L. F. et al. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Clique aqui

08/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 2

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Clique aqui

15/10 – Semana da Educação

22/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 3

MÜLLER, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui 

29/10 – Planejamento no currículo cultural da Educação Física

CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui

05/11 – Tematização, problematização e desconstrução no currículo cultural da Educação Física

SANTOS, I. L. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–19, 2020. Clique aqui

12/11 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui

19/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 1

BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui

26/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 2

NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. Clique aqui

03/12 – Atividade avaliativa final

Análise de um dos relatos de experiência disponibilizados em sala de aula nesta data, mediante o confronto com os referenciais epistemológico e metodológico do currículo cultural da Educação Física.

Critérios de avaliação

  • Reconhece o(s) campo(s) teórico(s) que possa(m) ter inspirado o/a professor/a autor/a do relato e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
  • Identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o/a professor/a na definição do tema e no planejamento das situações didáticas, e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
  • Sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo/a professor/a ao longo da tematização e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
  • Indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelo(a)s estudantes ao longo da tematização e emprega argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?

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