DataTemática
02/02Apontamentos sobre os objetivos, temas e atividades do semestre Apresentação e discussão das pesquisas: Hugo Cesar Bueno Nunes O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física Marcos Ribeiro das Neves O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
16/02SOUSA SANTOS, B. “O paradigma dominante” e “A crise do paradigma dominante”. In: Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. Provocação I
02/03SOUSA SANTOS, B. “O paradigma emergente”. In: Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008. Provocação II
16/03LIMA, H. L. A. O conhecimento como vontade de poder em Nietzsche. In: NÓBREGA, T. P. Epistemologia, saberes e práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora Universitária, 2006. Provocação III
23/0314h00 – Sala de defesas Defesa da Dissertação de Mestrado Marcos Ribeiro das Neves O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
06/04TOSCANO, S. G. R.; SILVA, D. J. V. A questão do conhecimento e da verdade em Michel Foucault: uma leitura a partir do perspectivismo. Ágora Filosófica, Recife, ano 15, n. 1, p. 195-2013, jan.-jun., 2015. Para aprofundar: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Poder e verdade. In: Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Provocação IV
20/0410h00 – Sala de defesas Defesa da Tese de Doutorado de Hugo Cesar Bueno Nunes O jogo da identidade e diferença no currículo cultural da Educação Física 15h00 – Reunião: Felipe Quintão de Almeida – “A constituição de um pensamento renovador da Educação Física na América Latina: uma análise comparada entre Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia”. Texto 1 Texto 2
04/05SOUSA SANTOS, B. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes.In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. CONNELL, R. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 27, n. 80, out.2012. Provocação V
18/05HOOKS, b. “Pedagogia engajada”, “Uma revolução de valores” e “Abraçar a mudança” . In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Link para o texto Provocação VI
08/06HOOKS, b. “Essencialismo e experiência”, “A construção de uma comunidade pedagógica” e “A língua”. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Provocação VII
22/06HOOKS, b. “A confrontação da classe social na sala de aula”, “Eros, erotismo e o processo pedagógico” e “Êxtase”. In: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017. Provocação VIII
10/0716h – Organização do VII Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física