VII SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP – SEMEF

 PROGRAMAÇÃO – 12/07

 9h às 9h20 – ABERTURA – Auditório da Escola de Aplicação

 9h20 às 12h – MESAS REDONDAS – Auditório da Escola de Aplicação e Auditório da FEUSP

FORMAÇÃO

Formação continuada dos professores de Educação Física: um estudo de caso na Diretoria de Ensino Centro (SP)

Cássia Maria Hess e Eliana de Toledo

Percepções dos professores da cidade de Tete sobre as relações de meninas e meninos nas aulas de Educação Física: uma interface entre discurso e prática

Madalena António Tirano Bive e Pedro António Pessula

Formação e atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam

Maria Emília de Lima

MESA REDONDA – CURRÍCULO

O currículo cultural da educação física: com a palavra os estudantes

Jorge Luiz de Oliveira Júnior

O currículo de Educação Física na rede pública municipal de Santo André (SP): concepções e práticas pedagógicas

Claudio Aparecido de Souza

O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes

Marcos Ribeiro das Neves

12h – 13h – INTERVALO PARA O ALMOÇO

13h – 13h30 – Performance de Tula Pilar – Poemas do livro Sensualidade de fino trato  – Hall do Afresco (1º andar – bloco B)

13h30 – 14h – APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES – Hall do Afresco  (1º andar – bloco B)

Desconstruindo o normativo através das mochilas: existem outras possibilidades de ser?

André Luis Silva Vieira

Ações pedagógicas em campo: repensar a prática a partir da realidade vivida

Gilvan Moreira e Valéria Sousa de Oliveira Andrioli

Educação física e as questões de gênero: análise e debate sobre fatores que podem propiciar a exclusão de meninas nas aulas de educação física escolar

Danielle dos Santos Francisco, Sophia Siqueira de Oliveira e Marcela Avellar

A implementação do currículo da cidade no território do Butantã: inquietações acerca da educação física como linguagem

Natália Gonçalves e Wilson Alviano Júnior

Ensino de Educação Física e a produção discente: uma proposta de extensão

Renato Sarti, Raíra Rodrigues, Cássia Barbosa e Danielle Pimentel

Os jogos na Educação Física para os adolescentes: quando o jogo contribui para a diminuição dos conflitos

Valdomiro Batista dos Santos

Conteúdos relacionados à Educação Física nos roteiros temáticos de pesquisa no 2º ano do Ensino Fundamental

Vilânia da Silva Marinho, Jerison Almeida da Silva, Érica Pires do Amaral e Tiemi Okimura-Kerr

14h – 15h30 – RELATOS DE EXPERIÊNCIA

SALA 128

Copa do mundo e a cultura corporal

Adriana Vieira de Lima

Descolonização do currículo na cultura corporal: introdução ao jogo Mancala Awelé nas aulas de Educação Física do CIEJA Itaquera

Fernanda Righetti dos Santos

A ginástica em questão

Nyna Taylor Gomes Escudero

SALA 137

Brincando na EMEI Jaguaré

Alessandra Müller e Arthur Müller

Planejamento participativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tematizando o tiro com arco

Peterson Amaro da Silva, Cláudio Aparecido de Sousa e Elisabete dos Santos Freire

Transmutando as performances dos corpos: rebeldias e transgressões educacionais

Flávio Nunes dos Santos Júnior e Vitor Nunes Quaresma

SALA 139

Atividades de aventuras como prática pedagógica na Educação Infantil

Francisco Finardi e Carla Ulasowicz

O rap como voz política na escola

Marcelo Ferreira Lima

Brincadeiras de diferentes grupos culturais: uma abordagem pós-colonial

Pedro Xavier Russo Bonetto

SALA 141

Brasil o país dos futebóis

Renan Luiz Ribeiro Santana

Projeto iniciação ao atletismo dentro do programa Mais Educação da cidade de Limeira

George Luiz Cardoso

Tchouckball: que esporte é esse?

Jacqueline Cristina Jesus Martins

SALA 147

Bad o que? Uma produção sobre o badminton

Aline dos Santos Nascimento

Brincadeiras da cultura afro e indígena na Educação Infantil

Gisele Sales Almeida Ribeiro Marques

Lusco fusco e as lutas na escola: uma ação de extensão

Raíra Rodrigues, Fabíolla Kattlheen, Douglas Vasques, Rebecca Forte, Fabianna Ramos, Lohan Ferreira e Renato Sarti

SALA 149

Protagonismo estudantil na construção de uma olimpíada escolar: o caso da colimpíada

Luciana Santos Collier

Tematizando o goalball

Renan Estevam dos Santos

Quem manja dos paranauês? A capoeira, suas narrativas e gestualidades nas aulas de Educação Física do 7º ano

Ronaldo dos Reis

16h – 17h30 – RELATOS DE EXPERIÊNCIA

SALA 128

O funk no Voith

Arthur Müller

Sistematização dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil: jogos e brincadeiras

Caio Henrique Caldato Ferreira

Macumba saravá, solta um peido e sai fubá: rituais de passagem Kuarup e huka huka no 6ª ano

Ronaldo dos Reis

SALA 137

O jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental: Possibilidades Interdisciplinares como Experiência em uma do 4º ano

João Augusto Galvão Rosa Costa

“A escola não vai deixar!”: o spinner nas aulas de Educação Física

Jorge Luiz de Oliveira Júnior

Maquetes olímpicas, construindo novos olhares nas aulas de Educação Física

Diego Pinto Jabois

SALA 139

K-funk

Carlos Henrique Costa

O boxe na Educação Infantil

Wellington dos Reis Silva

Pife, truco e uma: os jogos de cartas nas aulas de Educação Física

Franz Carlos de Oliveira Lopes

SALA 141

Samba, samba, samba ô lelê

Marina Basques Masella

Muay thai a luta do mal (?)

Edgar Mendes Soares

A ginástica para todos e a construção coreográfica no contexto escolar no Estado de Goiás

Lohany Cristina do Nascimento Gomes, Michelle Ferreira de Oliveira e Cássia Maria Hess

SALA 147

Extra! Extra! Extra! O futebol não veio da Inglaterra(?)!

Luciana Ramos e Vitor de Castro Melo

Ginásticas: pena que gordinha não pode!

Ricardo de Oliveira

Futebol e copa do mundo: toda a análise (pós)crítica é bem-vinda

Pedro Xavier Russo Bonetto

SALA DE IMAGENS – AUDITÓRIO FEUSP

Goalball nas aulas de Educação Física

Renan Estevam dos Santos

Vôlei na rua: o vôlei adaptado à terceira idade nas aulas de Educação Física do CIEJA

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Educação Física no CIEJA Butantã – Slackline 2017

Jacqueline Cristina Jesus Martins

Experiências na EMEF Jenny Gomes

Nyna Taylor Gomes Escudero

17h30 – 18h – LANCHE COLETIVO

18h30 – 20h – GRUPOS DE DISCUSSÃO

SALA 128

Dançar no currículo cultural da Educação Física: temos o que perguntar?

Adriana de Faria Gehres e Felipe Nunes Quaresma

SALA 137

Por que discutir feminismo na escola?

Alessandra Aparecida Dias Aguiar, Aline dos Santos Nascimento, Jacqueline Cristina Jesus Martins, Natália Gonçalves, Nyna Taylor Gomes Escudero e Simone Alves

SALA 139

O conhecimento nas aulas de Educação Física escolar e seus principais currículos

Arthur Müller, Hugo César Bueno Nunes e Marcelo Ferreira de Lima

SALA 141

Reforma no Ensino Médio e a BNCC: currículo como forma de contenção e controle

Kátia Regina de Sá

SALA 147

Educação Física Cultural na Educação Infantil: conhecimento, concepções & práticas

Leonardo Costa Duarte e Maísa Ferreira

SALA 149

Currículo(s), dispositivo(s), identidade(s), subjetividade(s)

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton César Oliveira Borges e Vitor de Castro Melo

PROGRAMAÇÃO – 13/07

9h20 às 12h – MESAS REDONDAS – Auditório da Escola de Aplicação e Auditório da FEUSP

DIVERSIDADE

A tal da temática da inclusão: postura efetiva ou mero assistencialismo

Marcela Avellar

Currículo afrocentrado e Parâmetros Curriculares Nacionais: a cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física

Juliana Trajano dos Santos

Diversidade cultural nas aulas de Educação Física escolar: percepções de uma professora-pesquisadora

Cristiane Pereira de Souza Francisco

JOVENS E JUVENTUDE

O ensino da Educação Física no Ensino Médio: reflexões a partir da Educação Intercultural

Ana Paula da Silva Santos

Professor, isso não é saúde! Análises e reflexões sobre o que é saudável nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio

Daniel Teixeira Maldonado

Privação de liberdade, crime e jovem em conflito com a lei: a Educação Física no contexto da medida socioeducativa de internação em São Paulo

Carolina Maciel Souza

12h – 13h – INTERVALO PARA O ALMOÇO

13h – 13h30 – Grupo 4 Cantos – Espetáculo Devir Mulher  – Hall do Afresco (1º andar – bloco B)

13h30 – 14h – APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES – Hall do Afresco (1º andar – bloco B)

Práticas pedagógicas inovadoras na Educação Física escolar: colocando em destaque as experiências dos/as docentes que atuam na escola

Daniel Teixeira Maldonado; Uirá de Siqueira Farias; Valdilene Aline Nogueira; Aline Rodrigues Santos; Bruno Freitas Meireles; Vinícius dos Santos Moreira e Elisabete dos Santos Freire

A contratação de professores sob a mira dos processos seletivos e concurso em educação física escolar: e quem é que avalia os avaliadores?

Marcela Avellar; Daiane Campos; José Martins Freire Júnior e Thaisa Rocha Reis

A valorização da educação física no ensino médio em escolas particulares do município de Resende/RJ: visão da comunidade escolar

Gislaine Barbosa de Andrade, Karolayne Silvério Diniz, Pâmela Aquino dos Santos e Marcela Avellar

Percepção de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Educação Física baseadas na proposta da Cinesiologia Humana – estudo do movimento humano

Murilo do Nascimento Leite

A inclusão do tema esportes alternativos em aulas de Educação Física na rede pública de ensino do Estado de São Paulo

Pamela Helena Diniz Fermino e Rodolfo dos Santos Fermino

Técnica e criação no ensino de lutas

Rubens Antonio Gurgel Vieira

A Educação Física escolar como alicerce na terapia das crianças com distimia

Vanessa Kelly Cabral de Freitas

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS – Hall do Afresco – Devem ser afixadas pela manhã

Pipas: manifestação da cultura corporal para além dos muros da escola

Alessandra Aparecida Dias Aguiar

Educação Física Escolar no Ensino Médio: reflexões sociais relacionadas com as práticas corporais

Daniel Teixeira Maldonado

Ginásticas

Daniel Teixeira Maldonado

Educação Física e Atendimento Educacional Especializado: outros olhares para a inclusão de pessoas com deficiência na EJA

Marcela Fontão Nogueira

Educação Física e profissão docente: cenários, enredos e trajetórias

Renato Sarti, Milene Domingos e Carlos Patrick Mayer

Tematizando o tiro com arco

Peterson Amaro da Silva

14h30 – 16h – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

SALA 128

A contribuição da ginástica para a (des)construção da identidade infantil

Arthur Müller

Driblando as adversidades: o ensino do futsal escolar sob um referencial sócio pedagógico

George Luiz Cardoso

Construção do conhecimento e aprendizagem nas aulas de Educação Física

Leandro Santos Andrade

SALA 137

Huka huka, luta marajoara, luta livre esportiva, jiu-jitsu, MMA e capoeira, sim sim, existem lutas brasileiras

Ronaldo dos Reis

Do futebol ao “good boi”

Carlos Henrique Gonçalves da Costa

Slackline no CIEJA: não é para melhorar o equilíbrio, é porque é…

Jacqueline Cristina Jesus Martins

SALA 139

Educação psicomotora no maternal: desafios e possibilidades

Wellington dos Reis Silva e Ricardo Souza Garcia

A representatividade das mulheres negras na Educação Física escolar

Carolina Cristina dos Santos Nobrega

Algumas representações sobre o corpo

Marcelo Ferreira de Lima

SALA 141

Atividades físicas e esportivas no parque urbano como uma opção de lazer

Endrigo Silva Mello e Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco

Ei, rolha de poço! Vamos falar sobre a gordofobia?

Marcela Fontão Nogueira

Capoeira é e não é…

João Paulo dos Reis Nery

SALA 147

Cultura corporal no CIEJA Itaquera: a análise crítica do Carnaval enquanto manifestação corporal popular, deu samba!

Fernanda Righetti dos Santos

Tênis: dá para jogar aqui?

Maísa Ferreira

Dominó: sorte, azar e estratégia

Leandro Rodrigo Santos de Souza

SALA 149

Parkour não é um esporte?!?!!?

Miguel Feth Júnior

Huka huka e derruba o toco: lutas indígenas nas aulas de Educação Física

Everton Arruda Irias

Projeto lutas: ampliando ideias, transpondo fronteiras e produzindo saberes

Alessandro Marques da Cruz

SALA DE IMAGENS – AUDITÓRIO FEUSP

Des-cons-tru-ção

Alessandra Aparecida Dias Aguiar, Nyna Taylor Gomes Escudero, Wellington dos Reis Silva, Aline dos Santos Nascimento, Adriana de Faria Gehres e Dayane Maria de Oliveira

A ginástica em questão

Nyna Taylor Gomes Escudero

Práticas de brincadeiras com brinquedos

Flávio Nunes dos Santos Júnior

Le parkour está na área

Nyna Taylor Gomes Escudero

Projeto deslizando sobre rodas

Nyna Taylor Gomes Escudero

16h30 – 18h – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

SALA 128

A bússola Naruto como início do trabalho com lutas

Franz Carlos de Oliveira Lopes

Educação Física, inclusão e interdisciplinaridade: relatos de experiências em sala de aula

Miriam Aparecida Neves e Rafael Simão da Silva

Que futebol o que… o rugby no 9º ano da Escola de Aplicação FEUSP

Ronaldo dos Reis

A ginástica como conteúdo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I e como possibilidade para combater preconceitos

Poliane Gaspar de Cerqueira

SALA 137

Currículo cultural da ginástica: uma proposta para o ciclo II do Ensino Fundamental

Thiago Felipe Sebben

O vôlei e a ética intercultural na escola

Felipe Guaraciaba Formoso

A calistenia nas aulas de Educação Física escolar

Marcelo Ferreira de Lima

SALA 139

A produção de documentários nas aulas de Educação Física escolar: utilizando as tecnologias para ampliação do pensamento crítico dos alunos e das alunas no Ensino Médio

Daniel Teixeira Maldonado, Fabiano Dias, Valdilene Aline Nogueira e Elisabete dos Santos Freire

“A Pablo Vittar não é de Deus”: desconstruindo questões de identidade de gênero na dança pop

Luiz Alberto dos Santos

Capoeira como conteúdo da Educação Física escolar

Emilie Erbetta Mahas Kawamoto

SALA 141

Jogos cooperativos como ferramenta pedagógica em busca do desenvolvimento da inteligência interpessoal nas crianças de 05 a 09 anos

Cristiano dos Santos Araújo, Roselene Crepaldi e Thiago Aquino da Costa e Silva

Pano encantado

Marcelo Rodrigues do Prado Júnior

Yoga e as possibilidades do “viver”

Felipe Nunes Quaresma

SALA 147

Rolimã, jogos e brincadeiras

Luciane Aparecida Herrero Mitica

Produção de GIF sobre práticas da cultura corporal pelos alunos do Ensino Fundamental II

Érica Pires do Amaral, Tatiana Borin e Tiemi Okimura-Kerr

Tematizando o maracatu nas aulas de Educação Física no CIEJA: macumba, amor, resistência e outras significações

Marcos Ribeiro das Neves

SALA 149

Conhecimentos sobre meu corpo e minha história: a construção de saberes por meio de blocos de conteúdos temáticos na educação física escolar

Carla Ulasowicz

As lutas nas aulas de Educação Física

Solange de Oliveira Amusquivar

Dança funk ou eletrônica: qual seria mais organizada?

Franz Carlos de Oliveira Lopes

18h – AVALIAÇÃO – AUDITÓRIO FEUSP