O movimento de reorientação curricular que a Educação Física experimenta desde a última década do século passado pouco tem influenciado os currículos do Ensino Médio.  Pesquisas recentes apontam a permanência de um ensino obsoleto e desconectado da atual função social da escola, que desconsidera a inserção do componente na área das Linguagens e suas Tecnologias. Enquanto isso, em busca de um maior alinhamento com as demandas contemporâneas, as pesquisas realizadas em instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental produziram a teoria curricular cultural do componente. Centralizado na cultura corporal acessada pela comunidade escolar, o chamado “currículo cultural” problematiza os modos de regulação que perpassam as práticas corporais, entendidas como textos da cultura passíveis de leitura e significação. Muito embora essa concepção se faça presente em documentos oficiais como a BNCC e o Currículo Paulista, praticamente pouco se sabe das suas possibilidades no Ensino Médio. As características dessa etapa, sobretudo no contexto da atual reforma, exigem bem mais que a simples transposição de uma proposta concebida nos anos iniciais da Educação Básica. Assim sendo, a presente pesquisa-ação tem por objetivo identificar especificidades da teoria curricular cultural quando traduzida no contexto da prática na etapa do Ensino Médio. Para tanto, pretende imergir na escola pública paulista e, de forma colaborativa com seus profissionais e estudantes, produzir e analisar experiências curriculares que viabilizem a recriação da proposta, considerando a organização curricular por área e os itinerários formativos. Os registros acumulados desse processo, os documentos recolhidos, a transcrição de entrevistas narrativas e grupos de discussão serão analisados com base no referencial pós-estruturalista. Com o presente estudo, espera-se avançar na produção de conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio, subsidiando o trabalho pedagógico com os conhecimentos da cultura corporal em currículos organizados por área, bem como, produzir inovações para o campo curricular da Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física; Currículo; Política Curricular; Novo Ensino Médio