Marcos Garcia Neira – mgneira@usp.br
Marcos Ribeiro das Neves – marcos_ribeiro79@yahoo.com.br
Jorge Luiz de Oliveira Júnior – jorgejref@yahoo.com.br
Plano de curso – 2o semestre de 2016
Objetivos
– Reconhecer as influências da cultura na constituição da identidade corporal.
– Compreender a motricidade como componente formador do ser humano e a cultura corporal como parcela significativa da cultura mais ampla.
– Identificar os aspectos contributivos do trabalho pedagógico com a cultura corporal para a atuação no espaço público.
– Conhecer as possibilidades de atuação pedagógica com a cultura corporal na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Atividades de Ensino
– Reflexões a partir de situações do cotidiano.
– Análise crítica do “lugar do corpo” na sociedade e na escola.
– Aulas expositivas.
– Discussão a partir de leituras, assistência a filmes etc.
Avaliação
Entregar até o dia 07/10:
– Envio do projeto de estágio para os três e-mails.
Entregar no 25/11:
– Análise cultural da obra “Memórias de Cibele”.
KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.
“A tarefa da análise cultural é o exame das significações e valores implícitos e explícitos em um certo modo de vida, em uma certa cultura.” (COSTA, 2000, p. 24).
Entregar até o dia 09/12:
– Relatório de estágio
– Análise de um relato de experiência
Com base nos princípios e orientações didáticas da perspectiva cultural da Educação Física, selecione qualquer relato de experiência disponível em www.gpef.fe.usp.br, identifique os princípios que inspiraram a seleção do tema e estabeleça uma relação entre as atividades de ensino e os conceitos que fundamentam a proposta.
Subsídios importantes: as leituras recomendadas para os encontros 10 a 13.
– Relatório de Estágio conforme a modalidade adotada (observação e análise ou intervenção e análise).
Cronograma
Encontro 01 – 02/09
Plano
- Apresentação da disciplina
- Formas de intervenção sobre o corpo
- Marcas corporais
A construção da identidade corporal
Encontro 02 – 09/09
– FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: RUBIO, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.
– KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. “Juventude e beleza ao alcance de todas”: análise dos discursos sobre o corpo feminino na pós-modernidade. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013.
Plano
- Sobrevoo
- Como o texto “O corpo aprendiz” foi elaborado?
- Destaques a partir da leitura
- Identificar as passagens que a autora considera relevantes na construção da sua identidade corporal
- Quais aprendizados sobre o próprio corpo a escola proporcionou à autora?
- Na perspectiva adotada, o que é aprender?
- O que as aulas de EF ensinaram?
- O que a leitura ensinou?
- O que Mrs. Fobé ensinou?
- Ginástica e literatura – modelos de subjetividade
- Signo – Significado – Significante
- O corpo da mulher ao longo do tempo
- Aprofundamento
- Como o texto “Juventude e beleza…” foi elaborado?
- Explicitar campos teóricos – Estudos Culturais e Pós-Estruturalismo
- Cultura
- Centralidade da cultura
Encontro 03 – 16/09
– GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
– KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. “Juventude e beleza ao alcance de todas”: análise dos discursos sobre o corpo feminino na pós-modernidade. Revista Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, v. 3, p. 170-188, 2013.
Plano
- Relembrar principais conceitos
- Cultura
- Centralidade da cultura
- Identidade/Diferença e práticas discursivas
- Saber-poder
- Efeitos/Regime de verdade
- Regulação / Desregulação
- Regulação pela cultura (normativa, sistemas classificatórios e constituição de novos sujeitos)
- Governamento
- Citacionalidade
- Contribuição da pesquisa “Juventude e beleza…”
- Corpo (x, y, z…)
- Moderno
- Pós-moderno
- Novidade (tecnologia do corpo + naturalidade)
“Um corpo não é apenas um corpo…”
“Falar do corpo é falar da nossa identidade”.
- Como a cultura produz o corpo?
- Passagens
- Combate aos essencialismos (desnaturalizar)
- Corpo feminino
- “Moral das aparências”
- Ciência
- Corpo produtivo
- Higiene
- Industrialização e educação do corpo
- Autorregulação
- Política de corpo
Encontro 04 – 23/09
– SANT’ANNA, D. É possível realizar uma história do corpo? SOARES, C. L. (Org). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001.
Reflexões sobre educação – Gaudêncio Frigotto
Pois, se o poder só tivesse a função de reprimir, se agisse apenas por meio da censura, da exclusão, do impedimento, do recalcamento, à maneira de um grande superego, se apenas se exercesse de um modo negativo, ele seria muito frágil. Se ele é forte, é porque produz efeitos positivos em nível do desejo − como se começa a conhecer − e também em nível do saber. O poder, longe de impedir o saber, o produz. Se foi possível constituir um saber sobre o corpo, foi através de um conjunto de disciplinas militares e escolares. (Michel Foucault, Microfísica do Poder, 1996, p. 148)
Plano
- Como está a leitura de “Memórias de Cibele”?
- Como andam os projetos de estágio?
- Retomar conceitos do encontro anterior
- Discutir respostas possíveis à pergunta: “Afinal, como se dá a produção cultural do corpo?” após assistência ao vídeo Babies
- É possível realizar uma história do corpo?
- Construir uma linha do tempo da “História do corpo” e preencher lacunas.
Pedagogias do corpo
Encontro 05 – 30/09
– CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação e Realidade. v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009.
– SOUZA, R. F. Entre salas de aula, pátios, corredores: o espaço escolar e a construção da ordem. In: Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Editora da UNESP, 1998.
Plano
- MP 746
- Memórias de Cibele
- Retomar conceitos
- Atividade
- Entre salas de aula, pátios, corredores…
- Método adotado pela autora
- Levantar e discutir impressões da leitura
- Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness
- Método adotado pelo/a autor/a
- A centralidade do corpo na ótica foucaultiana
- Governo, governamento e governamentalidade
- Regulação – sexo e vida
- Noção de poder em Foucault
- Biopoder e biopolítica
- Poder soberano, poder disciplinar, sociedade do controle
- Liberalismo enquanto técnica de governamento (p. 121)
- Teoria do capital humano, neoliberalismo, empreendedor de si mesmo (corpo produtivo)
- Dispositivos disciplinares (p. 125)
- Subjetividade flexível e pedagogia do controle (p. 126)
- Discursos escolares = não-escolares
- Emergência de novos dispositivos
- Pedagogia do fitness (p. 128) – neohigienismo
Encontro 06 – 07/10
– SOUZA, V. S.; NEIRA, M. G. A domesticação dos corpos: em destaque as práticas escolarizadas da Educação Infantil. Revista Conexões, Campinas, v. 12, n. 1, p. 107-125, jan./mar., 2014.
– RICHTER, A. C.; VAZ, A. F. Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância. Educar em Revista, Belo Horizonte, vol.26, no.2, p.117-134. Ago 2010.
Plano
- Como as pesquisas foram realizadas?
Retomar conceitos
- Governo e governamento
- Noção de poder em Foucault
- Biopoder e biopolítica
- Dispositivos
- Atividade 01 – Leia a transcrição dos dados. Identifique os dispositivos de domesticação dos corpos.
- Atividade 02 – Em grupos, após a assistência ao filme, identifiquem os dispositivos de domesticação dos corpos na escola retratada.
Encontro 07 – 14/10
– FINCO, D. A educação dos corpos femininos e masculinos na Educação Infantil. In: FARIA, A. L. G. (Org.) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007, p. 94-119.
BUJES, M. E. Infância e maquinarias. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. UFRGS, 2001.
Plano
- O brincar como isca
- Didática da gravidez
- Agressividade / Passividade
- Brincadeiras são produções culturais cujas escolhas são limitadas
- Atividade:
“Os brinquedos possuem um enredo social carregado de significados, expectativas e intencionalidades que influenciam na corporeidade de meninos e meninas” (FINCO, 2007, p. 100-101).
“O minucioso processo – de feminilização e masculinização dos corpos – presente no controle dos sentimentos, no movimento corporal e na gestualidade de meninos e meninas está relacionado à força das expectativas que os brinquedos carregam e que tentará produzir o garoto endiabrado e a mocinha carinhosa” (FINCO, 2007, p. 107).
- “Mecanismos”
- Espaços para resistências e transgressões
– Reportagens:
Cidade chilena de Iquiaque cria curso de “desprincesamento” para meninas
Encontro 08 – 21/10
– SOUZA, M. M. N; NEIRA, M. G. Tematizando a cultura corporal na Educação Infantil: uma experiência multiculturalmente orientada. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 06, n. 1, p. 58-68, mar. 2015
– MACEDO, E. E.; NEIRA, M. G. A Educação Física na creche: tematizando as práticas corporais. (no prelo)
Plano
- Relato de experiência de Elina Elias de Macedo
- Conversa sobre os estágios
- “Mecanismos”
- Espaços para resistências e transgressões
- Destacar principais características das práticas pedagógicas relatadas por Marília Souza e Elina Macedo
- Identificar os campos teóricos que as fundamentam, bem como seus objetivos e procedimentos
Metodologia do Ensino de Educação Física
Encontro 09 – 04/11
– AGUIAR, C. A. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
- Pesquisa em banco de dados;
- Ensino de Educação Física
– Métodos Ginásticos
– Esportivista
– Psicomotor
– Desenvolvimentista
– Educação para a saúde
– Perspectiva crítica
– Perspectiva pós-crítica ou cultural
– Perspectivas da Educação Física
Encontro 10 – 11/11
– NEIRA, M. G. O currículo cultural da Educação Física : por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, M. L.; NUNES, M. G. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
Plano
- Relato de experiência de Jorge Luiz de Oliveira Júnior
- Perspectiva cultural da Educação Física
- Contexto de produção
- Função da EF
- Objeto
- Fundamentação
- Princípios
- Orientações didáticas
Encontro 11 – 18/11
– NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
– Apresentação dos relatos de experiências de Natália Imada, Alessandro Marques da Cruz e Pedro Bonetto
– Princípios do currículo cultural
– Procedimentos didáticos
– Análise de um relato de experiência
– Quem conta um conto, aumenta um ponto
Encontro 12 – 25/11
– CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
Plano
- Apresentação do relato de experiência das professoras Dayane Portapila e Ingrid Carvalho
- Plano e planejamento
- Experiências da turma
- O que é cartografia?
- Gênese do planejamento – o racionalismo e a “vontade de governar”
- Pedagogias marxistas, liberais, pós-estruturalistas
- Territorializar, desterritorializar e reterritorializar
- Por que planejar?
- Temas culturais
Encontro 13 – 02/12
– TORRES SANTOMÉ, J. O cavalo de Troia dos conteúdos curriculares. In: APPLE, M. W.; AU, W. ; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Plano
- O que são conteúdos de ensino?
- Pensar nos conteúdos de ensino perdeu o sentido?
- A manipulação dos conteúdos
- Intervenções curriculares equivocadas: segregação, exclusão, desconexão, argumentação unilateral, psicologização, paternalismo, infantilização, diversidade como algo estranho, vazio histórico.
- Obstáculos a uma educação antidiscriminatória: currículo oficial, omissão e medo de temas controversos, carência do debate em sala de aula, segmentação em disciplinas, avaliação externa e formação docente.
– Apresentação dos relatos de experiências das professoras Aline Nascimento e Nyna Taylor Gomes Escudero.
Encontro 14 – 09/12
– ESCUDERO, N. G. T; NEIRA, M. G. Avaliação de aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. 2011
Plano
- Histórico da avaliação na escola
- Propostas do componente
- Contra a segregação e classificação
- Avaliação na perspectiva cultural
- Mapeamento
- Diálogo freireano
- Registro
– Apresentação do relatos de experiência da professora Jacqueline Martins.
Encontro 15 – 16/12
– Conversa com Carolina Chagas Kondratiuk e Cibele Lucas de Faria.
KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.