Rosa Iavelberg
Marcos Neira
Objetivos
Dar oportunidade ao/à futuro/a pedagogo/a, por intermédio da realização de estágios, de maior aproximação entre os conhecimentos da Arte e Educação Física, junto às escolas de Educação Básica.
Trabalhar projetos e atividades que contemplem os dois componentes em ações práticas e reflexivas, respeitando as especificidades.
As intervenções serão integradas podendo ser tanto disciplinares como interdisciplinares, visando ao aperfeiçoamento da formação inicial para a docência.
Encaminhamentos pedagógicos
- Leitura da bibliografia básica abordada na disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos
- Assistir aos vídeos indicados
- Participação das conversas e plantões virtuais
- Acompanhamento da elaboração das atividades de estágio
Atividades avaliativas
Apresentação remota em data previamente combinada de uma das propostas abaixo. O estágio pode ser realizado em grupos de até cinco pessoas, sendo imprescindível a articulação com os conceitos estudados nas disciplinas EDM0347 – Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Arte e EDM0348 – Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Educação Física.
Proposta 1 – Elaboração de uma proposição artística inspirada na obra: KONDRATIUK, C. C.; NEIRA, M. G. Memórias de Cibele: caminhos trilhados, experiências corporais e identidade docente. São Paulo: Phorte, 2013.
Clique aqui para acessar o livro
Após a leitura, organizar uma proposição artística que a leitura do livro possa ter despertado (poema, pintura, escultura, dança, bordado, etc.).
Pensando nos sentidos e significados que a personagem principal do livro vive em sua atividade docente, procure localizar/identificar os sentidos e significados do professor ou professora que você acompanhou durante o estágio.
OU
Proposta 2 – Relato de intervenção realizada na Educação Básica.
Realizar intervenções didáticas na Educação Básica que contemplem conhecimentos da Arte e da Educação Física, registrando-as por escrito ou em vídeo.
Semana 01 – 16/09 (turma da quarta-feira) ou 18/09 (turma da sexta-feira)
Atividade síncrona – Apresentação da proposta. Esclarecimentos sobre a disciplina e seu plano de estágio remoto. Problematização inicial.
Clique aqui para acessar a sala virtual
Semana 02 – 23/09 (turma da quarta-feira) ou 25/09 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 03 – 30/09 (turma da quarta-feira) ou 02/10 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 04 – 07/10 (turma da quarta-feira) e 09/10 (turma da sexta-feira)
Semana da Educação
Semana 05 – 14/10 (turma da quarta-feira) ou 16/10 (turma da sexta-feira)
Atividade síncrona – Plantão para dúvidas, esclarecimentos sobre estágios e propostas dos trabalhos a serem entregues.
Clique aqui para acessar a sala virtual
Semana 06 – 21/10 (turma da quarta-feira) ou 23/10 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 07 – 28/10 (turma da quarta-feira) ou 30/10 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 08 – 04/11 (turma da quarta-feira) ou 06/11 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 09 – 11/11 (turma da quarta-feira) ou 13/11 (turma da sexta-feira)
Atividade síncrona – Plantão para dúvidas, esclarecimentos sobre estágios e propostas dos trabalhos a serem entregues.
Clique aqui para acessar a sala virtual
Semana 10 – 18/11 (turma da quarta-feira) ou 20/11 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 11 – 25/11 (turma da quarta-feira) ou 27/11 (turma da sexta-feira)
Atividade assíncrona – Realização de estágios.
Semana 12 – 02/12 ou 04/12 (turma da sexta-feira)
Atividade síncrona – Plantão para dúvidas, esclarecimentos sobre estágios e propostas dos trabalhos a serem entregues.
Clique aqui para acessar a sala virtual
Semana 13 – 09/12 (turma da quarta-feira) ou 11/12 (turma da sexta-feira)
Atividade síncrona – Apresentação e discussão dos trabalhos.
Clique aqui para acessar a sala virtual
Semana 14 – 16/12 (turma da quarta-feira) ou 18/12 (turma da sexta-feira)
Atividade síncrona – Apresentação e discussão dos trabalhos.