Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br
Sala 121 – Bloco B – FEUSP
8h30 às 12h
Objetivos
- Compreender a função social da escola e da Educação Física na contemporaneidade.
- Reconhecer as propostas curriculares do componente (desenvolvimentista, psicomotora, educação para a saúde e crítica), seus fundamentos, objetivos, métodos, conteúdos e instrumentos de avaliação.
- Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam diretamente no ensino da Educação Física
Atividades de ensino
- Discussões a partir da leitura da bibliografia indicada
- Análise de situações didáticas da Educação Básica
- Reflexões sobre episódios do cotidiano escolar
- Exposições dialogadas
Avaliação
- Atividade 01 – Para cada teoria curricular, encaminhar por e-mail antes dos dias 27/04, 11/05, 25/05, 08/06 e 22/06, o projeto de sociedade e o cidadão almejado, os campos teóricos que fundamentam a teoria, os princípios, métodos, instrumentos de avaliação e conteúdos.
- Atividade 02 – Preparação e apresentação do estágio
Orientações para realização do estágio
- Registrar o cotidiano do(a) professor(a) de Educação Física numa escola pública de sua preferência ou indicada pelos professores da disciplina.
- Confrontar os registros com a argumentação científica discutida nas disciplinas da licenciatura, em especial, a teorização curricular da Educação Física.
Encontro 1
23/03 – Apresentação do curso e conceitos iniciais
Registro:
Apresentação do curso, seu formato, organização e avaliação
Destaque para a importância da leitura das obras “clássicas” da Educação Física
Provocações acerca da função social da escola e as mudanças ao longo do tempo
Discussão sobre as mudanças da educação física – da aptidão física à cultura corporal.
Encontro 2
30/03 – A função social da escola
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui
Registro:
Destacou-se a importância de fazer contato com as escolas de estágio o quanto antes.
A turma foi convidada a explicar o processo de produção do texto
Realizamos conjuntamente as atividades 1 (árvore genealógica) e 2 (análise da própria experiência escolar)
Destaques do texto
Teoria do Capital Humano
A visão dualista de Baudelot e Establet
Democratização do acesso
Dupla função da escola – preparação para o mundo do trabalho x intervenção na vida pública
Papel reprodutivista da educação conforme Bourdieu e Passeron
Encontro 3
06/04 – O ensino da Educação Física
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui
Registro:
A turma foi convidada a relatar suas primeiras experiências de estágio
Em seguida, a descrever o processo de produção do texto
Partindo do exemplo abaixo, apresentaram e justificaram uma prática pedagógica característica de cada momento bom base nas próprias experiências e nos argumentos do texto
1º momento – tradição e modernidade – plantar feijão no algodão
2º momento – industrialização e tecnicismos – campeonatos escolares
3º momento – democracia e crítica social – assembleia de classe
4º momento – globalização e mercado – projeto de vida
Para finalizar, respondaeram às seguintes questões: a quem interessa o atual currículo que vocês estão cursando? Que tipo de professor ele quer formar?
Encontro 4
20/04 – O currículo desenvolvimentista
TANI, G. et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
Registro:
Relatos de estágio
Como a obra foi produzida?
Na visão dos autores, ou seja, na perspectiva desenvolvimentista, qual é a função da Educação Física?
Realizamos três atividade:
Após observar ou realizar as execuções propostas, explique cada um dos processos a partir do capítulo 1 da obra sugerida para leitura.
Das observações, foram extraídos os principais conceitos da perspectiva desenvolvimentista
Dessas constatações (e também da leitura do texto), a turma foi instada a produzir orientações gerais para um currículo desenvolvimentista
Raquel e Carol apresentaram uma charge e solicitaram à turma que fizesse relações com a perspectiva desenvolvimentista.
Encontro 5
27/05 – O currículo desenvolvimentista
TANI, G. et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
Registro:
Estudantes relataram suas experiências de estágio
Discutimos como a teoria curricular foi desenvolvida.
Os autores afirmam, na página 64, que o objetivo básico da Educação Física é a aprendizagem do movimento. A partir daí, conversamos sobre como as aulas devem ser.
Também conversamos sobre o que significa adequar os conteúdos da aula ao nível do desenvolvimento motor do(a)s estudantes
Em duplas, elegeram uma habilidade motora pertencente a cada um dos padrões de movimento, escolheram uma etapa (sempre diferente da anterior) da Educação Básica e planejaram uma aula. Na sequência, apresentaram seus planos. Foram comentados.
Os comentários levaram em consideração os conceitos de CONSISTÊNCIA X CONSTÂNCIA X EQUIVALÊNCIA MOTORA
A turma foi convidada a analisar os vídeos e responder às questões abaixo. Cujos registros foram enviados até a noite anterior, comentados e devolvidos individualmente.
Qual é o projeto de sociedade almejado?
Qual é o projeto de cidadão almejado?
Quais campos teóricos fundamentam esse currículo?
E os princípios?
Métodos de ensino?
Instrumentos de avaliação?
Conteúdos?
Encontro 6
04/05 – O currículo psicomotor
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989.
Registro:
O(A)s estudantes relataram suas experiências de estágio.
Discutimos como o texto foi elaborado. A turma fez destaques do texto.
Chamamos a atenção para as fases, o papel da linguagem e a concepção construtivista de aprendizagem.
A turma foi estimulada a assistir ao vídeo (registro de uma aula para o 1º ano do Ensino Fundamental na atual EMEF Júlio Mesquita).
Encontro 7
11/05 – O currículo psicomotor
FREIRE, J. B. Educação de Corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989.
Registro:
Relatos de estágio. Registro da aula anterior
Explicação do quadro de planejamento das aulas
Planejamento das aulas em duplas
Apresentação à turma seguida de comentários
Qual é o projeto de sociedade almejado pelo currículo psicomotor?
Qual é o projeto de cidadão almejado currículo psicomotor?
Quais campos teóricos fundamentam o currículo currículo psicomotor?
Quais princípios orientam o currículo psicomotor?
Quais métodos de ensino são empregados pelo currículo psicomotor?
Quais instrumentos de avaliação são adotados pelo currículo psicomotor?
Quais conteúdos são abordados no currículo psicomotor?
Encontro 8
18/05 – O currículo crítico
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Registro:
Relatos de estágio.
Leitura do registro do encontro passado
Proposta de combinar a substituição do encontro do dia 15/06
Levantamento de hipóteses sobre como a obra foi elaborada. Visão do professor
Quais os principais conceitos abordados no capítulo 1? Exposição dialogada.
A turma assistiu a um trecho da apresentação da proposta em vídeo gravado por uma de suas autoras.
Retomada dos conceitos e tradução na prática.
Encontro 9
25/05 – O currículo crítico
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA JÚNIOR, M.; BARBOZA, R. G.; LORENZINI, A. R.; GUIMARÃES, G. SAYONE, H.; FERREIRA, R. C. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2
SILVEIRA, G. C. F.; PINTO, J. F. Educação Física na perspectiva da cultura corporal: uma proposta pedagógica. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 3, p. 137-150, maio 2001.
Registro:
Relatos de estágio. Leitura do registro do encontro anterior.
Discussão sobre o processo de elaboração da teoria curricular crítica (crítico-superadora).
Retomada de alguns conceitos – hegemonia, crise, projeto político-pedagógico, currículo, conhecimento científico, princípios curriculares (critérios para seleção dos conteúdos: relevância social, contemporaneidade, adequação às possibilidades sócio-cognoscitivas do aluno; simultaneidade, espiralidade e provisoriedade do conhecimento)
Ciclos – organização da identidade e dados da realidade, iniciação à sistematização do conhecimento, ampliação da sistematização do conhecimento e aprofundamento da sistematização do conhecimento)
Análise da aula desenvolvida segundo a teoria curricular crítica – vídeo
Atividade para casa:
Em duplas, selecionem uma prática corporal, um ciclo de escolarização e planejem a tematização
Encontro 10
01/06 – O currículo crítico
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994.
Registro:
Relato das experiências de estágio. Leitura do registro da aula anterior.
Apresentação dos planos de ensino alinhados ao currículo crítico-superador.
Em duplas, as aulas elaboradas a partir da teoria crítico-superadora foram apresentadas e comentadas
A respeito do currículo crítico (crítico-superador), as questões abaixo foram respondidas:
Qual é o projeto de sociedade almejado?
Qual é o projeto de cidadão almejado?
Quais campos teóricos fundamentam esse currículo?
E os princípios?
Métodos de ensino?
Instrumentos de avaliação?
Conteúdos?
Iniciamos a discussão do currículo crítico-emancipatório com as seguintes provocações:
- Como a obra foi elaborada?
- Ler a introdução do livro
- Por que o autor tece críticas às “teorias críticas” na EF?
- Por que o autor tece críticas à esportivização do ensino da EF?
- O que vem a ser uma pedagogia crítico-emancipatória e didática comunicativa?
A concepção de linguagem foi comentada/discutida, assim como o conceito de “se-movimentar”.
Um aspecto fundamental da Educação Física crítico-emancipatória foi destacado: induzir a autorreflexão.
Encontro 11
08/06 – O currículo crítico
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994.
Registro:
Relatos de estágio. Explicações sobre a apresentação da experiências de estágio ao fim do curso. Leitura do registro do encontro anterior. Combinados para a aula do dia 15/06/2022.
Conversar sobre o PUB. Conversamos sobre como a teoria curricular crítico-emancipatória foi elaborada. Discutimos ser ou não possível um esporte “educacional”. O conceito de se-movimentar foi retomado. Exemplificamos o trabalho a partir da “encenação”. Lemos o objetivo da Educação Física crítico-emancipatória registrado na p. 73 e as noções de competência disponíveis na p. 139.
Após assistir ao vídeo sugerido e ler as situações de ensino disponíveis no livro, a turma foi convidada a elaborar situações de ensino para a tematização de um esporte hegemônico de livre escolha.
Não tivemos tempo de responder às questões de sempre.
Encontro 12
15/06* – O currículo da educação para a saúde
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.
Excepcionalmente, a atividade foi realizada no período noturno (das 19h30 às 21h30), em modo remoto, devido à participação do professor da rede estadual Ademir Testa Júnior, que apresentou sua prática pedagógica alinhada ao currículo da educação para a saúde.
Apresentação da “abordagem” da saúde nas aulas de Educação Física
Conversa sobre a proposta.
Encontro 13
22/06 – O currículo da educação para a saúde
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.
Registro:
Relatos de estágio. Leitura do registro da atividade remota.
Explicações sobre a apresentação das experiências de estágio (06/07 e 13/07)
Impressões sobre a apresentação do professor Ademir Testa Junior.
Qual a proposta do autor (Dartagnan Pinto Guedes)?
Quais os fundamentos teóricos do currículo da Educação para a Saúde?
Retomado e discutido o vídeo do professor Ademir Testa Junior
Leitura, apresentação e discussão da influência do currículo da educação para a saúde nos Cadernos do Professor referentes à Proposta Curricular do Estado de São Paulo vigente entre 2008 e 2018, apresentação e discussão
Encontro 14
06/07 – Apresentação e debate dos trabalhos de estágio de Fernanda, João e José
Registro
Retomada das características do currículo da educação para a saúde. Apresentação e análise das experiências de estágio da Fernanda, João e José.
Encontro 15
13/07 – Apresentação e debate dos trabalhos de estágio de Ariane, Fábio, Gabriel e Yuri
Registro
Apresentação e análise das experiências de estágio da Ariane, Fábio, Gabriel e Yuri, seguidas da orientação de preenchimento da ficha e estágio do próximo semestre.