Dado o compromisso da escola atual com uma formação voltada para participação democrática e equitativa na esfera pública, o curso apresenta os fundamentos epistemológicos e didáticos para a construção de um currículo cultural de Educação Física. Propõe alternativas para o desenvolvimento de uma proposta sintonizada com a heterogeneidade da sociedade contemporânea, articulando o componente à área de códigos e linguagem.
Objetivo Geral:
Proporcionar aos participantes elementos teóricos e práticos para a construção de currículos concernentes com a Educação Física na sua perspectiva da linguagem
Programa
1° Encontro – 09/11
Cenário
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
– Apresentação do encontro
2º Encontro – 16/11
Enfrentamento
NEIRA, M. G. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 12, n. 02, p. 82-103, jul-dez., 2016.
Apresentação Mário
Apresentação Marcos
3º Encontro – 23/11
Compreensão
NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Códigos e Linguagens. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
4º Encontro – 30/11
Revisando o processo
MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. Avaliação e registro no currículo cultural da Educação Física.