06/05 – Manhã

Transformações sociais, escola e Educação Física

Bibliografia:

​NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. “As transformações sociais e seus reflexos na educação” e “Teorização curricular e Educação Física”. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Responsáveis: Marcos Neira, Mário Nunes e Rubens Vieira.

06/05 -Tarde

Contexto pós-moderno: reflexos na escola e na Educação Física

​- Relatos de experiências

Bibliografia:

​NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Responsáveis: Pedro Bonetto e Vitor Castro

13/05 – Manhã

Currículo cultural: fundamentos e princípios

​- Relatos de experiências

Bibliografia:

​SOUZA, M. M. N.; NEIRA, M. G. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.

NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física. NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.

Responsáveis: Gláurea Borges e Clayton Borges

13/05 -Tarde

Currículo cultural: avaliação

​- Relatos de experiências

​Bibliografia:

ESCUDERO, N. T. G. A avaliação na teorização curricular da Educação Física. In: Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. FEUSP, 2011.

Responsáveis: Nyna Escudero e Aline Nascimento

20/05 – Manhã

Currículo cultural em ação

​- Tematização, problematização e artistagem

​- Relatos de experiências

​Bibliografia:

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2016.

Responsáveis: Felipe Quaresma e Jorge Oliveira Júnior

20/05 -Tarde

Currículo cultural em ação

​- Registro e reorganização da rota

– Relatos de experiências

Bibliografia:

MÜLLER, A. O percurso da pesquisa: em busca de novas rotas. In: A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. FEUSP, 2016.

Responsáveis: Arthur Müller e Marcelo Lima

Atividade a ser encaminhada até 04/06 para gpef@usp.br

​Analise qualquer relato de experiência disponível em www.gpef.fe.usp.br, com base nos fundamentos da proposta.