curso.jpg

Ementa:

Dado o compromisso da escola atual com uma formação voltada para participação democrática e equitativa na esfera pública, o curso apresenta os fundamentos epistemológicos e didáticos para a construção de um currículo cultural de Educação Física. Propõem alternativas para o desenvolvimento de uma proposta sintonizada com a heterogeneidade da sociedade contemporânea, articulando o componente à área das Linguagens.

Objetivos:

  • Compreender a inserção da Educação Física na área das Linguagens
  • (Re)conhecer os campos teóricos que inspiram a perspectiva cultural da Educação Física
  • Identificar os princípios ético-políticos e os procedimentos didáticos que caracterizam a proposta
  • Ressignificar a noção de conteúdo da Educação Física

16/08                                                  

Tema: 

A Educação Física na área das Linguagens

Professores: 

Marcos Neira e Mário Nunes

Leituras sugeridas: 

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n.2, p. 321-332, abr./jun. 2017.

Clique aqui

NUNES, M. L. F.; Educação Física na área de códigos e linguagens. In: NEIRA, M.G; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.

Clique aqui

Atividade 01 – realize uma das opções abaixo:

a) após assistir ao vídeo Abordagens versus currículos da Educação Física e participar do encontro de hoje, identifique os discursos que, eventualmente, influenciam a sua prática pedagógica

b) após assistir ao vídeo Abordagens versus currículos da Educação Física e participar do encontro de hoje, confronte as duas narrativas, identificando convergências e divergências

Encaminhe os resultados para o e-mail gpef@usp.br, em documento word identificado conforme o modelo abaixo:

Atividade 01 – Maria José dos Santos

Abordagens versus currículos da Educação Física

30/08

Tema:

Campos de inspiração da Educação Física cultural

Professorxs:

Nyna Escudero, Jacqueline Martins e Arthur Müller

Leituras sugeridas:

NEIRA, M. G. Campos de inspiração. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

Clique aqui

MARTINS, J. C. J. Como as práticas corporais permeiam os espaços escolares e o cotidiano dos estudantes da EJA? O Golfe adentra a escola. CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano. São Paulo, SP.

Clique aqui

Educação Física cultural: inspiração e função

Atividade 02 – Identifique no relato disponível abaixo o(s) campo(s) teórico(s) que possa(m) ter inspirado a professora. Justifique.

MARTINS, J. C. J. A Educação Física na EJA e a corrida de orientação: uma prática da natureza no meio urbano.  CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano, São Paulo, SP.

Clique aqui

13/09

Tema:

Princípios ético-políticos da Educação Física cultural

Professores:

Jorge Júnior, Leonardo Duarte, Marcelo Lima e Marina Basques

Leituras sugeridas:

NEIRA, M. G. Definição dos temas e situações didáticas. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

Clique aqui

​​

MASELLA, M. B.; DUARTE, L. C. Gooolllaaaççoooo! Tematizando o futebol na EMEI Nelson Mandela. São Paulo, SP.

Clique aqui

Tematizando as brincadeiras africanas na Educação Física cultural

Atividade 03 – Identifique no relato disponível abaixo o(s) princípio(s) ético-político(s) que possa(m) ter influenciado as decisões do professor. Justifique.

OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. “A escola não vai deixar!”: o spinner nas aulas de Educação Física. EMEF Raimundo Correia. São Paulo, SP

Clique aqui

27/09

Tema:

Encaminhamentos pedagógicos da Educação Física cultural

Professores:

Felipe Quaresma,  Marcos Neira, Marcos Ribeiro das Neves e Mário Nunes

Leituras sugeridas:
NEIRA, M. G. Organização e desenvolvimento das atividades de ensino. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018

Clique aqui

NEVES, M. R. A gente corre pra quê? EMEF Ana Silveira Pereira. São Paulo, SP

Clique aqui

QUARESMA, F. N. Entre fritadas, assados e muito cheiro bom: um encontro com o sumô e seus corpos. EMEF Marly Torres Bonfim. São Paulo, SP.

Clique aqui 

Educação Física cultural – parte 3 – as situações didáticas

Avaliação na Educação Física cultural

Atividade 04 – Após a leitura dos relatos abaixo, identifique aproximações ou distanciamentos nos encaminhamentos pedagógicos promovidos pela professora Marina e pelo professor Leandro.

MASELLA, M. B. Samba, samba, samba ô lelê. EMEI Nelson Mandela. São Paulo, SP.

Clique aqui

SOUZA, L. R. S. Tênis: um lob de direita. EE Heidi Alves Lazzarini. São Paulo, SP. 

Clique aqui

11/10

Tema:

Cultura corporal: conhecimentos e experiência 

Professores:

Ana Carolina Torres, Felipe Nunes, Flavio Nunes, Marcos Ribeiro, Mário Nunes e Pedro Bonetto

Leituras sugeridas:

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan.-abr., 2002.

Clique aqui

NEIRA, M. G. A emergência dos conteúdos. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018

Clique aqui

Os conteúdos da Educação Física

Atividade 05 – Atravessadxs pelas atividades do último encontro e as leituras propostas, retomem  os relatos Corpos In-transe e evoquem momentos nos quais percebam os conhecimentos potencializados (informação e ou experiência) e quais conteúdos foram acessados ao longo da tematização.

Corpos In-transe – I

Corpos In-transe – II