Ementa:
Dado o compromisso da escola atual com uma formação voltada para participação democrática e equitativa na esfera pública, o curso apresenta os fundamentos epistemológicos e didáticos para a construção de um currículo cultural de Educação Física. Propõem alternativas para o desenvolvimento de uma proposta sintonizada com a heterogeneidade da sociedade contemporânea, articulando o componente à área das Linguagens.
Objetivos:
- Compreender a inserção da Educação Física na área das Linguagens
- (Re)conhecer os campos teóricos que inspiram a perspectiva cultural da Educação Física
- Identificar os princípios ético-políticos e os procedimentos didáticos que caracterizam a proposta
- Ressignificar a noção de conteúdo da Educação Física
16/08
Tema:
A Educação Física na área das Linguagens
Professores:
Marcos Neira e Mário Nunes
Leituras sugeridas:
NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n.2, p. 321-332, abr./jun. 2017.
NUNES, M. L. F.; Educação Física na área de códigos e linguagens. In: NEIRA, M.G; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
Atividade 01 – realize uma das opções abaixo:
a) após assistir ao vídeo Abordagens versus currículos da Educação Física e participar do encontro de hoje, identifique os discursos que, eventualmente, influenciam a sua prática pedagógica
b) após assistir ao vídeo Abordagens versus currículos da Educação Física e participar do encontro de hoje, confronte as duas narrativas, identificando convergências e divergências
Encaminhe os resultados para o e-mail gpef@usp.br, em documento word identificado conforme o modelo abaixo:
Atividade 01 – Maria José dos Santos
Abordagens versus currículos da Educação Física
30/08
Tema:
Campos de inspiração da Educação Física cultural
Professorxs:
Nyna Escudero, Jacqueline Martins e Arthur Müller
Leituras sugeridas:
NEIRA, M. G. Campos de inspiração. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.
MARTINS, J. C. J. Como as práticas corporais permeiam os espaços escolares e o cotidiano dos estudantes da EJA? O Golfe adentra a escola. CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano. São Paulo, SP.
Educação Física cultural: inspiração e função
Atividade 02 – Identifique no relato disponível abaixo o(s) campo(s) teórico(s) que possa(m) ter inspirado a professora. Justifique.
MARTINS, J. C. J. A Educação Física na EJA e a corrida de orientação: uma prática da natureza no meio urbano. CIEJA Aluna Jéssica Nunes Herculano, São Paulo, SP.
13/09
Tema:
Princípios ético-políticos da Educação Física cultural
Professores:
Jorge Júnior, Leonardo Duarte, Marcelo Lima e Marina Basques
Leituras sugeridas:
NEIRA, M. G. Definição dos temas e situações didáticas. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.
MASELLA, M. B.; DUARTE, L. C. Gooolllaaaççoooo! Tematizando o futebol na EMEI Nelson Mandela. São Paulo, SP.
Tematizando as brincadeiras africanas na Educação Física cultural
Atividade 03 – Identifique no relato disponível abaixo o(s) princípio(s) ético-político(s) que possa(m) ter influenciado as decisões do professor. Justifique.
OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. “A escola não vai deixar!”: o spinner nas aulas de Educação Física. EMEF Raimundo Correia. São Paulo, SP
27/09
Tema:
Encaminhamentos pedagógicos da Educação Física cultural
Professores:
Felipe Quaresma, Marcos Neira, Marcos Ribeiro das Neves e Mário Nunes
Leituras sugeridas:
NEIRA, M. G. Organização e desenvolvimento das atividades de ensino. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018
NEVES, M. R. A gente corre pra quê? EMEF Ana Silveira Pereira. São Paulo, SP
QUARESMA, F. N. Entre fritadas, assados e muito cheiro bom: um encontro com o sumô e seus corpos. EMEF Marly Torres Bonfim. São Paulo, SP.
Educação Física cultural – parte 3 – as situações didáticas
Avaliação na Educação Física cultural
Atividade 04 – Após a leitura dos relatos abaixo, identifique aproximações ou distanciamentos nos encaminhamentos pedagógicos promovidos pela professora Marina e pelo professor Leandro.
MASELLA, M. B. Samba, samba, samba ô lelê. EMEI Nelson Mandela. São Paulo, SP.
SOUZA, L. R. S. Tênis: um lob de direita. EE Heidi Alves Lazzarini. São Paulo, SP.
11/10
Tema:
Cultura corporal: conhecimentos e experiência
Professores:
Ana Carolina Torres, Felipe Nunes, Flavio Nunes, Marcos Ribeiro, Mário Nunes e Pedro Bonetto
Leituras sugeridas:
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan.-abr., 2002.
NEIRA, M. G. A emergência dos conteúdos. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018
Os conteúdos da Educação Física
Atividade 05 – Atravessadxs pelas atividades do último encontro e as leituras propostas, retomem os relatos Corpos In-transe e evoquem momentos nos quais percebam os conhecimentos potencializados (informação e ou experiência) e quais conteúdos foram acessados ao longo da tematização.