Este relato de experiência expõe um trabalho desenvolvido com um quarto ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de São Paulo durante o ano de 2012. Pautada nas Orientações Curriculares de Educação Física do município e nos objetivos definidos pelo coletivo docente, iniciei um processo de investigação de práticas que os estudantes vivenciavam, mas que não haviam sido ainda contempladas pelo currículo escolar. Optei, assim, por tematizar as escolas de samba. Durante o projeto, procuramos vivenciar e aprofundar sobre aspectos relacionados às escolas e aos blocos de samba, estudando sobre suas características, organização, questões econômicas e sociais envolvidas. Ao final do projeto, acredito que conseguimos trazer elementos que ajudaram na compreensão mais crítica sobre o objeto de estudo.

Palavras-chave: Educação Física. Samba. Escolas de samba.