O artigo analisa as pesquisas no âmbito da pós-graduação realizadas durante a última década (2010 – 2020), com objetivo de identificar possíveis mudanças paradigmáticas nos estudos mais recentes sobre a Educação Física na Educação Infantil. Para tanto, recorre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações para empreender um gesto descritivo-analítico que permitiu compor o campo e caracterizar a produção acadêmico-científica sobre o tema. A análise de 07 teses de doutorado e 47 dissertações de mestrado permitiu evidenciar a aproximação da área com referenciais contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais, preservando alguma incidência da Psicologia do Desenvolvimento, mas ampliando o diálogo com as teorias curriculares críticas e pós-críticas. Os trabalhos da última década consideram, significativamente, a produção dos estudos sociais da infância, porém, ainda persiste o desafio da escuta, participação e coautoria das crianças em pesquisas e práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Física; Educação Infantil; Pesquisas.