No cenário globalizado, aumenta vertiginosamente o debate sobre o multiculturalismo na educação. Dentre as variadas respostas oferecidas à diversidade cultural, defendemos as proposições teóricas do multiculturalismo crítico pelo seu compromisso na contextualização e compreensão do processo de construção das diferenças e desigualdades, e suas relevantes contribuições para uma pedagogia radical que incorpore de forma crítica os conhecimentos dos grupos subalternizados. Nesse artigo, propomos um trabalho articulado entre os componentes curriculares de História e Educação Física. A partir da literatura, retomamos a história recente de ambos os componentes com o intuito de discutir como as diferentes teorias curriculares posicionaram-se frente à diversidade cultural. Posteriormente, apresentamos possibilidades de encaminhamentos pedagógicos para um trabalho interdisciplinar, a partir de categorias centrais do multiculturalismo crítico, oferecendo alternativas que ajudem na superação da visão monocultural e eurocêntrica predominante nas práticas pedagógicas de História e Educação Física.
Palavras-chave: Currículo de História. Currículo de educação física. Multiculturalismo crítico.