Constituído em meio ao poder que se reflete nos processos de subjetivação, o corpo é concebido como elemento cultural à mercê dos movimentos identitários. O presente estudo analisou os sentidos implícitos e explícitos na construção do corpo feminino pela mídia e apresentou alternativas para problematização desse mecanismo no cotidiano pedagógico. Discutiu a relação entre corpo feminino, mídia, gênero e Educação Física escolar, tencionando subsidiar propostas para o componente que analisem as formas pelas quais a sociedade do espetáculo e da imagem opera na nomeação e construção dos corpos femininos. Concluiu que se faz necessário o estabelecimento de novos olhares para compreensão da recepção midiática sobre o corpo feminino e a conseqüente atribuição de outros significados. No terreno pedagógico, isso será possível mediante a organização e desenvolvimento de situações didáticas que analisem os sentidos implícitos e explícitos na espetacularização do corpo feminino, de maneira a distingui-los e compreender suas motivações.
Palavras-chave: Mídia; Gênero; Educação Física escolar.