19h30 às 21h30 – Sala 23 do Bloco A ou clique aqui para entrar na sala virtual
Data | Bibliografia |
23/02 | NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; FILGUEIRAS, I. P.; SANTOS, I. L.; BORGES, C. C. O.; BORTOLETO, M. A.; EHRENBERG, M. C. A Educação Física no contexto do Novo Ensino Médio: traduções e potencialidades. (Projeto de Pesquisa). São Paulo: FEUSP, 2022. – Texto completo – Gravação da reunião |
09/03 | SÃO PAULO. “Introdução” e “Fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista. In: Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio. São Paulo: SEE, 2020. p. 10 a 45. FERRETI, C. J. Reformulações do Ensino Médio. Revista Holos, v. 06, p. 71-91, 2016. Realizar atividade preparatória para o encontro 02 – Gravação da reunião Pasta virtual |
23/03 | CORTI, A. P. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do Ensino Médio de 2017. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, e201060, 2019. Carta aberta pela revogação da reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415, 2017). Realizar a atividade preparatória para o encontro 03 – Gravação da reunião Pasta virtual |
06/04 | Gravação da reunião GT “A construção do eu-docente” PERRYMAN, J.; BALL, S. J.: BRAUN, A.; MAGUIRE, M. Traduzindo política: governamentalidade e o professor reflexivo. Journal of Education Policy, 2017. GT “Mapeamento” FERRAZ, C. B. O. Geofilosofia: de Nietzsche para a Geografia. Geograficidade. v.7, nº 2, Inverno 2017. GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” CATINI, C. Empreendedorismo, inovação e o trabalho sujo da educação. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 53-68 • out./nov./dez. 2020. GT “Planejar, desenvolver e avaliar” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. GT “Política curricular” MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006 GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Pasta virtual |
20/04 | Gravação da reunião GT “A construção do eu-docente” DIEHL, V. R. O.; MOLINA NETO, V.; SILVA, L. O. As políticas públicas de educação: a percepção dos docentes de Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25037, 2019. GT “Mapeamento” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. CASSIANO, M.; FURLAN, R. O processo de subjetivação segundo a esquizoanálise. Psicologia & Sociedade, 25(2), 373-378. 2013. GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” GT “Planejar, desenvolver e avaliar” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. GT “Política curricular” LIMA, I. G.; GANDIN, L. A. Ciclo de políticas: focando o contexto da prática na análise de políticas educacionais. Anais da 35ª Reunião Anual da Anped, 2012. GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Pasta virtual |
04/05 | Gravação da reunião GT “A construção do eu-docente” RAIMONDI, G. A.; BARROS, N. F. Apresentação -Autoetnografias, escritas de si e produções de conhecimentos corporificadas. Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana. n. 37, e21300, 2021. GT “Mapeamento” ZAMBENEDETTI, G.; SILVA, R. A. N. Cartografia e genealogia: aproximações possíveis para a pesquisa em psicologia social. Psicologia & Sociedade. 23 (3): 454-463, 2011. GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” RAMOS, R. A.; GOULART, D. C.; JACOMINI, M. A. Experiências, percepções e expectativas de estudantes na escola gerencialista da rede estadual paulista. Proposições. Campinas. v. 34, e20210129, 2023. GT “Planejar, desenvolver e avaliar” NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Linguagens e Códigos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016. p. 51-70. GT “Política curricular” BALL, S.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2016. GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” NUNES, M. L. F. Educação Física na área de Linguagens e Códigos. In: NEIRA, M. G.; NEIRA, M. L. F. (Org.) Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016. p. 51-70. Pasta virtual |
18/05 | Gravação da reunião GT “A construção do eu-docente” BALL, Stephen J. A horizon of freedom: Using Foucault to think differently about education and learning. Power and education, v. 11, n. 2, p. 132-144, 2019. (versão traduzida) SANTOS, Ivonete Bueno. Foucault e a arte do cuidado de si: uma nova possibilidade de discussão para a formação continuada de professores de língua inglesa. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. p. 74-76. GT “Mapeamento” ALVAREZ, J.; PASSOS, E. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, E., KASTRUP, V. E ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1997. P.121-179. GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” GT “Planejar, desenvolver e avaliar” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. GT “Política curricular” ANDRADE, S. S. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 173-194. JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M, W. Entrevista narrativa. In:BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002. p. 90-113. GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Pasta virtual |
01/06 | Gravação da reunião GT “A construção do eu-docente” Apresentação das tematizações realizadas no primeiro semestre. GT “Mapeamento” Apresentação das tematizações realizadas no primeiro semestre. GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” Apresentação das tematizações realizadas no primeiro semestre. GT “Planejar, desenvolver e avaliar” Apresentação das tematizações realizadas no primeiro semestre. GT “Política curricular” GREGOLIN, Maria do Rosário. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: SARGENTINI, Vanice; NAVARRO-BARBOSA, Pedro (orgs.). Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004. p. 23-44. GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” Apresentação das tematizações realizadas no primeiro semestre. Pasta virtual |
15/06 | GT “A construção do eu-docente” GT “Mapeamento” GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” GT “Planejar, desenvolver e avaliar” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. GT “Política curricular” GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Pasta virtual |
29/06 | Gravação da reunião GT “A construção do eu-docente” GT “Mapeamento” GT “Os estudantes, a reforma e as aulas de Educação Física” GT “Planejar, desenvolver e avaliar” GT “Política curricular” GT “Práticas corporais, Educação Física e linguagem” Pasta virtual |