Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010- 2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área.

Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas.v