Nos últimos anos a capoeira vem ganhando espaço de atuação nas escolas, propiciando uma ação política da cultura negra. A democratização do ensino proposta a partir da construção atual da sociedade sugere às escolas um currículo multicultural, onde, a partir da diversidade cultural de conteúdos, não alicerçados em apenas um grupo social, contemple-se uma prática pedagógica realmente democrática, não silenciando as diversas “vozes” advindas das comunidades em que as escolas estão inseridas, promovendo um campo de reflexão a partir dos diversos saberes proporcionados pela comunidade escolar, corroborando com uma proposta de justiça curricular, pautada na formação cidadã. A presente pesquisa bibliográfica discute como a capoeira desenvolvida nas aulas de Educação Física a partir de uma perspectiva multicultural crítica da Educação, pode contribuir como conteúdo para reflexão nas aulas. Procuramos verificar se a partir dessa perspectiva, essa manifestação da cultura popular contemplaria saberes, nos quais os alunos pudessem refletir com relação às praticas da cultura corporal oriundas dos grupos sociais historicamente alijados pela sociedade. Concluímos que se a capoeira for abordada a partir da perspectiva multicultural crítica, poderá sugerir reflexões sobre alguns dos atuais conteúdos, praticas pedagógicas e finalidades nas aulas de Educação Física.