A presente pesquisa versa sobre a tematização das Culturas Negras no currículo escolar, analisando o papel das mesmas na contemplação das demandas multiculturais das atrizes e atores que compõem a escola contemporânea. Para tanto, se valeu do Samba enquanto manifestação cultural representante dessas culturas, atuando como possibilidade de resistência cultural dos grupos de estudantes da População Negra, marcados como diferença na escola. Fundamentou-se nos Estudos Culturais de Costa (2000, 2003, 2010), Giroux (2006, 2008), Hall (1997, 2000, 2006), Neira (2009), Silva (1996, 2000, 2004, 2008), no multiculturalismo crítico por Candau (2003, 2006, 2008), Canen (2000, 2001, 2002, 2007, 2008, 2009, 2010), McLaren (2000a, 2000b), Moreira (2001, 2003, 2008), associados a outros autores consoantes a esse referencial teórico. Por propor a participação dos atores atuantes na escola, no tocante à busca de soluções para os seus problemas dentro de uma dimensão de conscientização, tendo na práxis social o ponto de partida e chegada à construção/ressignificação do conhecimento, fazendo uso do ambiente natural como local de realização da pesquisa, lançou mão da pesquisa-ação enquanto método, empregando-se a descrição crítica associada à hermenêutica crítica como formas de análise. Como principais resultados, destacam-se: a percepção das Culturas Negras a partir de um olhar não restrito ao proposto pelo currículo escolar; a associação dos diversos campos da aprendizagem a partir das Culturas Negras; a percepção da negritude também como possibilidade identitária, ou seja, as questões de identidade antes vistas somente pela ótica do referencial hegemônico, passam a ser compostas também pelo negro, inclusive mudando o próprio referencial de herói e de autoimagem, descobrindo uma identidade ancestral fundada também na negritude como motivo de orgulho; aquisição do comportamento argumentativo para com seus pares, percebendo e reconhecendo as diferentes opiniões também como pertinentes; avanço no rendimento escolar a partir da utilização das Culturas Negras como referencial de ensino e aprendizagem; a construção de um espaço permanente de análise e discussão do racismo; a ampliação do universo temático para além das fronteiras curriculares, identificando e legitimando também os saberes locais; progresso na oralidade com um amplo enriquecimento do vocabulário; aperfeiçoamento da escrita contextualizada; resposta pedagógica imediata em todas as áreas do conhecimento a partir dos referenciais pesquisados e discutidos nos estudos relativos ao Samba, seus temas, as biografia de suas sambistas e seus sambistas, pesquisando as respectivas biografias; e um significativo avanço na produção textual a partir da exploração das referências encontradas nas Culturas Negras. A pesquisa foi vii realizada com uma turma do 3º ano do ensino fundamental, com crianças de oito e nove anos de idade, da Unidade Municipal de Ensino Estado do Espírito Santo em Cubatão – SP, entre os meses de agosto de 2013 a janeiro de 2015.

Palavras-chave: Currículo escolar. Culturas Negras. Samba. Estudos Culturais. Multiculturalismo crítico.

Texto Completo