Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br
Bruno José de Queiroz Brito – prof.brunobrito@usp.br
Plano de ensino
Objetivos
- Compreender a influência das culturas e o papel da escola na produção das identidades corporais
- Conhecer as concepções de ensino de Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir
- Contextualizar a Educação Física cultural a partir dos seus campos de inspiração
- Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela Educação Física cultural
- Justificar a importância dos princípios ético-políticos da Educação Física cultural
- Caracterizar as situações didáticas da Educação Física cultural
- Reconhecer a singularidade dos conteúdos da Educação Física cultural
Situações didáticas
- Leitura da bibliografia e, se possível, da bibliografia complementar (extraclasse)
- Assistência às videoaulas (extraclasse)
- Realização das atividades propostas em sala de aula
- Discussão a partir das atividades em sala de aula
Avaliação
- Realização satisfatória das atividades em sala de aula
- Realização satisfatória da atividade avaliativa final – Análise de um relato de experiência mediante o confronto com a teorização curricular cultural da Educação Física (seguir as orientações e critérios descritos no site da disiciplina EDM0348)
Elementos a serem considerados na atividade avaliativa final
- Reconhece os campos teóricos que possam ter inspirado o/a professor/a autor/a do relato?
- Identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o/a professor/a na definição do tema e no planejamento das situações didáticas?
- Sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo/a professor/a ao longo da intervenção?
- Indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelas crianças ao longo da tematização?
- Justifica os itens acima com base na bibliografia do curso?
08/08 – Tema 01 – Apresentação do curso e conceitos iniciais
Bibliografia:
HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui
Videoaula:
15/08 – Tema 02 – A produção cultural do corpo
FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: RUBIO, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. Clique aqui
GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. Clique aqui
Videoaula:
22/08 – Tema 03 – A produção da identidade corporal
Bibliografia:
MOREIRA, L. R.; SOARES, J. P. F.; MOURÃO, L. “Depois dos Quinze”: discursos sobre corpos entre mulheres jovens no ciberespaço. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Clique aqui
BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. 19 (2), Ago. 2011. Clique aqui
Videoaula:
29/08 – Tema 04 – Pedagogias do corpo
Bibliografia:
CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009. Clique aqui
REIS, C, D; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013. Clique aqui
Videoaula:
12/09 – Tema 05 – Concepções de ensino de Educação Física I
Bibliografia:
AGUIAR, C. A. O ensino de Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. Clique aqui
Videoaula:
17/10 – Semana da Educação – Mesa redonda: “Corpo e arte: perspectiva interdisciplinar na escola pública”
24/10 – Tema 06 – Concepções de ensino de Educação Física II
Bibliografia:
NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui
Videoaula:
07/11 – Tema 07 – Campos de inspiração da Educação Física cultural I
Bibliografia:
SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 85-109. Clique aqui
Videoaula:
14/11 – Tema 08 – Campos de inspiração da Educação Física cultural II
SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 111-137. Clique aqui
Bibliografia:
Videoaula:
21/11 – Tema 09 – A Educação Física na área das Linguagens
Bibliografia:
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui
Videoaula:
28/11 – Tema 10 – A tematização, a problematização e a desconstrução na Educação Física cultural
Bibliografia:
SANTOS, I. L. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui
SANTOS, I. L. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In:NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97. Clique aqui
Videoaula:
Atividade 10: Identifique na experiência relatada pela professora Marina Basques Masella: a) as atividades que compuseram a tematização; b) as situações que possivelmente promoveram a problematização e c) as situações que possivelmente promoveram a desconstrução.
05/12 – Tema 11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia:
BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. Revista Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui
Videoaula:
12/12 – Tema 12 – Planejamento e desenvolvimento das situações didáticas no currículo cultural da Educação Física
Bibliografia:
CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui
NEIRA, M. G. Desenvolvimento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 59-79. Clique aqui
Videoaula:
19/12 – Tema 13 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia:
NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui
Videoaula:
19/12 – Tema 14 – Avaliação do currículo cultural da Educação Física
Bibliografia:
MÜLLER, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui
Videoaula: