Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br

Bruno José de Queiroz Brito – prof.brunobrito@usp.br

Plano de ensino

Objetivos

  • Compreender a influência das culturas e o papel da escola na produção das identidades corporais
  • Conhecer as concepções de ensino de Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir
  • Contextualizar a Educação Física cultural a partir dos seus campos de inspiração
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela Educação Física cultural
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos da Educação Física cultural
  • Caracterizar as situações didáticas da Educação Física cultural
  • Reconhecer a singularidade dos conteúdos da Educação Física cultural

Situações didáticas

  • Leitura da bibliografia e, se possível, da bibliografia complementar (extraclasse)
  • Assistência às videoaulas (extraclasse)
  • Realização das atividades propostas em sala de aula
  • ​Discussão a partir das atividades em sala de aula

Avaliação

  • Realização satisfatória das atividades em sala de aula
  • Realização satisfatória da atividade avaliativa final – Análise de um relato de experiência mediante o confronto com a teorização curricular cultural da Educação Física (seguir as orientações e critérios descritos no site da disiciplina EDM0348)

Elementos a serem considerados na atividade avaliativa final

  • Reconhece os campos teóricos que possam ter inspirado o/a professor/a autor/a do relato?
  • Identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o/a professor/a na definição do tema e no planejamento das situações didáticas?
  • Sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo/a professor/a ao longo da intervenção?
  • Indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelas crianças ao longo da tematização?
  • Justifica os itens acima com base na bibliografia do curso?

08/08 – Tema 01 – Apresentação do curso e conceitos iniciais

Bibliografia:

HALL, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui

Videoaula:

15/08 – Tema 02 – A produção cultural do corpo

FONTANA, R. A. C. O corpo aprendiz. In: RUBIO, K.; CARVALHO, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. Clique aqui

GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. Clique aqui

Videoaula:

22/08 – Tema 03 – A produção da identidade corporal

Bibliografia:

MOREIRA, L. R.; SOARES, J. P. F.; MOURÃO, L. “Depois dos Quinze”: discursos sobre corpos entre mulheres jovens no ciberespaço. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Clique aqui

​BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. 19 (2), Ago. 2011. Clique aqui 

Videoaula:

29/08 – Tema 04 – Pedagogias do corpo

Bibliografia:

CESAR, M. R. A. DUARTE, A. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 34, nº 2, p. 119-134, Mai-Ago/2009. Clique aqui

​​REIS, C, D; PARAÍSO, M. A. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1243-1266, out./dez. 2013. Clique aqui

Videoaula:

12/09 – Tema 05 – Concepções de ensino de Educação Física I

Bibliografia:

AGUIAR, C. A. O ensino de Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. Clique aqui

​Videoaula:

17/10 – Semana da Educação – Mesa redonda: “Corpo e arte: perspectiva interdisciplinar na escola pública”

24/10 – Tema 06 – Concepções de ensino de Educação Física II

Bibliografia:

NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui

​Videoaula:

07/11 – Tema 07 – Campos de inspiração da Educação Física cultural I

Bibliografia:

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 85-109. Clique aqui

Videoaula:

14/11 – Tema 08 – Campos de inspiração da Educação Física cultural II

SILVA, T. T. Teorias pós-críticas. In: Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015. p. 111-137. Clique aqui

Bibliografia:

Videoaula:

21/11 – Tema 09 – A Educação Física na área das Linguagens

Bibliografia:

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui

Videoaula:

28/11 – Tema 10 – A tematização, a problematização e a desconstrução na Educação Física cultural

Bibliografia:

SANTOS, I. L. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui

SANTOS, I. L. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In:NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97. Clique aqui

Videoaula:

Atividade 10: Identifique na experiência relatada pela professora Marina Basques Masella: a) as atividades que compuseram a tematização; b) as situações que possivelmente promoveram a problematização e c) as situações que possivelmente promoveram a desconstrução.

05/12 – Tema 11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. Revista Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui

Videoaula:

12/12 – Tema 12 – Planejamento e desenvolvimento das situações didáticas no currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui ​

NEIRA, M. G. Desenvolvimento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 59-79. Clique aqui

​Videoaula:

19/12 – Tema 13 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

​NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui

Videoaula:

19/12 – Tema 14 – Avaliação do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia:

MÜLLER, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui

Videoaula: