A pesquisa de cunho bibliográfico empreendeu uma análise de teses e dissertações disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que discutiram os conhecimentos abordados nas aulas de Educação Física. As investigações encontradas foram confrontadas com o debate decolonial, um movimento latino-americano que faz fortes críticas à construção histórica de determinado conhecimento e modo de ser associado a uma perspectiva universal. Identificou-se um conjunto pesquisas que corroboram uma Educação Física e uma escola alicerçadas nas concepções da Modernidade, trabalhos que denunciam o caráter monocultural e moderno presentes nesses espaços, além de produções que dialogam com o paradigma do pensamento decolonial. A maioria da produção acadêmica contribui com as estruturas da Modernidade eurocentrada, na qual o conhecimento se apresenta como algo neutro, universal e hierarquizante, não havendo razão para questioná-lo. Tal constatação evidencia a urgência de estudos atentos aos saberes dos grupos subjugados historicamente, a fim de possibilitar reflexões coletivas capazes de gerarem uma Educação Física e uma ciência sensíveis aos diferentes valores, memórias e conhecimentos que compõem a sociedade, concretizando um movimento de resistência às operações da colonialidade sobre o corpo e potencializando o reexistir e a poética da existência que circunda as vidas.