As tematizações desenvolvidas a partir da perspectiva do currículo cultural da Educação Física, desde a Educação Infantil até a EJA, acontecem a partir das significações de docentes e discentes que nela estão envolvidos/as e de todos os acontecimentos que surgem nas escolas e em seus arredores. Esse trabalho pedagógico culturalmente orientado é escrito dia após dia por esses sujeitos, que juntos/as, problematizam os significados em torno da prática a ser tematizada, reconhecem o universo cultural corporal à sua volta e utilizam muitas fontes de conhecimento para auxiliar na leitura da sua ocorrência social e produção. Muitas pesquisas vêm sendo feitas sobre as questões didáticas e metodológicas do currículo cultural da Educação Física, contudo, nenhuma delas se atentou, especificamente, às questões interdisciplinares desse componente com as demais áreas do conhecimento nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. O presente estudo buscará investigar, dada às características da ação pedagógica dessa perspectiva e considerando o espaço escolar como um ambiente de complexas relações, se e como acontecem relações entre a Educação Física cultural e os demais componentes curriculares. Como se dão essas inter-relações? Quais são os seus possíveis efeitos, potencialidades ou entraves? Quais as possibilidades que surgem da produção das alianças entre docentes de diferentes disciplinas? Pretende-se acompanhar a prática desses/as docentes e observar suas intencionalidades, produzindo análises a partir dessas observações que possibilitem novas escritas possíveis para as pedagógicas culturalmente orientadas.