Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br
Marcelo Ferreira Lima – marcelofl@usp.br
Plano de ensino
Objetivos
- Compreender a influência das culturas e da escola na produção das identidades corporais.
- Conhecer as concepções de ensino de Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir.
- Contextualizar a epistemologia do currículo cultural da Educação Física.
- Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pelo currículo cultural da Educação Física.
- Especificar o planejamento no currículo cultural da Educação Física.
- Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física.
- Caracterizar as situações didáticas do currículo cultural da Educação Física.
- Reconhecer a singularidade dos conteúdos do currículo cultural da Educação Física.
Situações didáticas
- Leitura semanal da bibliografia recomendada (extraclasse).
- Assistência semanal às videoaulas (extraclasse).
- Realização das atividades propostas em sala de aula.
- Discussão a partir das atividades realizadas em sala de aula.
Avaliação
- Elaboração satisfatória das atividades em sala de aula.
- Elaboração satisfatória da atividade avaliativa final.
Atividade avaliativa final:
Análise de um relato de experiência com o currículo cultural da Educação Física, mediante o confronto com o seu referencial epistemológico e metodológico.
Apresentação do curso
Cronograma
06/08 – A produção cultural do corpo
Goellner, S. V. A produção cultural do corpo. In: Louro, G. L.; Neckel, J. F.; Goellner, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40. Clique aqui Hall, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui |
13/08 – A produção da identidade corporal
Fontana, R. A. C. O corpo aprendiz. In: Rubio, K.; Carvalho, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 41-52. Clique aqui BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. 19 (2), Ago. 2011. Clique aqui |
20/08 – Concepções de ensino ou teorias curriculares da Educação Física
NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui |
27/08 – A Educação Física na área das Linguagens
Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui |
10/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 1
Lopes, A. C.; Macedo, E. Cultura. In: Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 184-215. Clique aqui |
17/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 2
Candau, V. M. Multiculturalismo: desafios para a prática pedagógica. In: Moreira, A. F.; Candau, V. M. (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37. Clique aqui |
24/09 – Didática do currículo cultural da Educação Física 1
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. Clique aqui Nunes, M. L. F. et al. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Clique aqui |
01/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 2
Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Clique aqui |
08/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 3
Müller, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui |
22/10 – Tematização, problematização e desconstrução no currículo cultural da Educação Física
Santos, I. L. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui Santos, I. L. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97. Clique aqui |
29/10 – Planejamento no currículo cultural da Educação Física
Corazza, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: Moreira, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui |
05/11 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física
Neira, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui |
12/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 1
BONETTO, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui |
19/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 2
NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. Clique aqui |