Docente responsável: Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br
Sala: 137 do Bloco B
Horário: 8h30 às 12h
Plano de ensino
Objetivos
- Compreender a influência das culturas e da escola na produção das identidades corporais.
- Conhecer as concepções de ensino da Educação Física e relacioná-las às identidades que pretendem produzir.
- Contextualizar a epistemologia do currículo cultural da Educação Física.
- Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pelo currículo cultural da Educação Física.
- Especificar o planejamento no currículo cultural da Educação Física.
- Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física.
- Caracterizar as situações didáticas do currículo cultural da Educação Física.
- Reconhecer a singularidade dos conteúdos do currículo cultural da Educação Física.
- Colocar em ação o currículo cultural da Educação Física na Educação Básica.
Situações didáticas
- Leitura semanal da bibliografia recomendada (extraclasse).
- Assistência semanal às videoaulas (extraclasse).
- Realização das atividades propostas em sala de aula.
- Discussão a partir das atividades realizadas em sala de aula.
- Planejar, desenvolver e avaliar experiências pedagógicas na Educação Básica.
Instrumentos e critérios de avaliação
- Elaboração satisfatória das atividades em sala de aula.
- Elaboração satisfatória da atividade avaliativa final.
- Durante as reuniões de orientação, descrever e analisar as intervenções didáticas realizadas na instituição campo de estágio.
- Elaborar e enviar por e-mail, até 27/11, um relato escrito ou em vídeo de experiência com o currículo cultural da Educação Física.
- Exemplo 01 – Brincando com sombras
- Exemplo 02 – Boliche
Atividade avaliativa final:
Análise de um dos relatos de experiência abaixo relacionados, mediante o confronto com os referenciais epistemológico e metodológico do currículo cultural da Educação Física.
Relato 01 – “Se lutar é violência, por que a igreja do bairro ensina jiu-jítsu?”, de Luiz Alberto dos Santos. Clique aqui.
Relato 02 – “Vai se tratar garota”: tematizando as dancinhas do TikTok, de Aline Santos do Nascimento. Clique aqui.
Relato 03 – Brincando Descalças em territórios indígenas, de Marina Basques Masella. Clique aqui.
Relato 04 – Que som é esse? Batendo copos na escola, de Edgar Mendes Soares. Clique aqui.
Relato 05 – O maracatu nas aulas de Educação Física: Exu, macumba e outras significações, de Marcos Ribeiro das Neves. Clique aqui.
Relato 06 – Dançando pelo Brasil, de Jacqueline Cristina Jesus Martins. Clique aqui.
Relato 07 – Tênis: um lob de direita, de Leandro Rodrigo Santos de Souza. Clique aqui.
Relato 08 – Brincadeiras de desenhos animados: Barbie, Susy, Hot Wheels e Pokemón, de Pedro Xavier Russo Bonetto. Clique aqui.
Relato 09 – A ginástica rítmica como espaço de valorização dos saberes das crianças, de Carlos Alberto Oliveira Gomes. Clique aqui.
Relato 10 – Mobilizando saberes insurgentes pelo balançar dos nossos pavilhões, de Everton Arruda Irias. Clique aqui.
Orientações para envio da atividade avaliativa final:
- Até 08/12/2024, envie a análise para o e-mail gpef@usp.br em arquivo Word (máximo 5 páginas), para que seja possível incluir comentários e um breve parecer.
- O documento deve ser anexado ao e-mail.
- No assunto do e-mail escreva “Atividade avaliativa”
- Identifique o arquivo da seguinte maneira: Análise de _ _ _ _ _ _ _ (seu nome)
- O texto será lido, comentado e devolvido por e-mail. Ao receber a devolutiva, baixe o arquivo no seu computador para ler os comentários laterais.
- Leia os comentários e o parecer.
- Caso não tenha alcançado a pontuação máxima e deseje fazê-lo, envie a segunda versão até a data informada no e-mail com a devolutiva.
Critérios de avaliação
- Reconhece o(s) campo(s) teórico(s) que possa(m) ter inspirado o(a) professor(a) autor(a) do relato e mobiliza argumentos conceituais para justificar seu posicionamento.
- Identifica os princípios ético-políticos que agenciaram o(a) professor(a) na definição do tema e no planejamento das situações didáticas, e mobiliza argumentos conceituais para justificar seu posicionamento.
- Sinaliza as situações didáticas desenvolvidas pelo(a) professor(a) ao longo da tematização e mobiliza argumentos conceituais para justificar seu posicionamento?
- Indica os conhecimentos (conteúdos) acessados pelo(a)s estudantes ao longo da tematização e mobiliza argumentos conceituais para justificar seu posicionamento.
Apresentação do curso
Cronograma
07/08 – A produção cultural do corpo
Goellner, S. V. A produção cultural do corpo. In: Louro, G. L.; Neckel, J. F.; Goellner, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 28-40. Clique aqui Hall, S. A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 07-22. Clique aqui |
14/08 – A produção da identidade corporal
Fontana, R. A. C. O corpo aprendiz. In: Rubio, K.; Carvalho, Y. M. (Orgs.). Educação Física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 41-52. Clique aqui Bento, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Dossiê Gênero e Sexualidade no Espaço Escolar. Rev. Estud. Fem. 19 (2), Ago. 2011. Clique aqui |
21/08 – Concepções de ensino ou teorias curriculares da Educação Física
Neira, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui |
28/08 – A Educação Física na área das Linguagens
Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui |
11/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 1
Lopes, A. C.; Macedo, E. Cultura. In: Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p. 184-215. Clique aqui |
18/09 – Epistemologia do currículo cultural da Educação Física 2
Candau, V. M. Multiculturalismo: desafios para a prática pedagógica. In: Moreira, A. F.; Candau, V. M. (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37. Clique aqui |
25/09 – Didática do currículo cultural da Educação Física 1
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. Clique aqui Nunes, M. L. F. et al. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Clique aqui |
02/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 2
Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Clique aqui |
09/10 – Didática do currículo cultural da Educação Física 3
Müller, A. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui |
16/10 – Semana da Educação – Recomenda-se a participação nas atividades – Clique aqui para acessar o programa do evento.
23/10* – Tematização, problematização e desconstrução no currículo cultural da Educação Física
* Congresso de Graduação na Faculdade de Direito. Não haverá aula presencial. Clique aqui para conhecer a programação.
Santos, I. L. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui Santos, I. L. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In: Neira, M. G.; Nunes, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97. Clique aqui |
30/10 – Planejamento no currículo cultural da Educação Física
Corazza, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: Moreira, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. Clique aqui |
06/11 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física
Neira, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui |
13/11 – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 1
Bonetto, P. X. R. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria. v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui |
26/11 – 19h – Princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física 2
Neira, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. Clique aqui |