Marcos Garcia Neira e Marcos Ribeiro das Neves
mgneira@usp.br e marcos_ribeiro79@yahoo.com.br
Plano de curso
Objetivos
1. Conhecer as teorias de currículo e suas influências no ensino da Educação Física.
2. Identificar o contexto de surgimento, os fundamentos e métodos que caracterizam as propostas crítica, educação para a saúde e pós-crítica.
3. Conhecer e compreender as concepções contemporâneas de planejamento,
conteúdos de ensino e avaliação.
4. Intervir na realidade escolar conforme a perspectiva curricular da Educação Física adotada pela escola.
Avaliação
1. Realização das atividades solicitadas.
2. Apresentação do estágio e entrega do relato de experiência correspondente.
Temas
17/08 – As teorias de currículo
LOPES, A C; MACEDO, E. Currículo. In: Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
Plano
- Apresentar a disciplina: objetivos, temas, método, atividades, avaliação e estágio.
- Início de conversa
- “O que é currículo?”
- Currículos da EF x Abordagens da EF (ou métodos)
- Retomar (Desenvolvimentista e Psicomotor)
- Forma de seleção e organização de conhecimentos
- Forma de controle social
- Texto
– Registro da aula
24/08 – O contexto político-pedagógico dos anos 1980
MOREIRA, A F B. Os recentes debates sobre currículos no Brasil. In: Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1988.
Plano
- Contexto / preocupações
- A produção de conhecimentos sobre educação/currículo
- Tendência curricular crítica:
- Crítico-social dos conteúdos
- (influências, função, características, ação)
- Prática social inicial – Problematização – Instrumentalização – Catarse – Prática social final
- Educação popular – vídeos 1 e 2
- Embates:
Transmissão do saber x Produção do saber
Aquisição do saber x conscientização
Saber erudito x saber popular
- Proposta do autor
31/08 – O currículo crítico da Educação Física
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Capítulos 1 e 2
Plano
- Ampliar os conceitos de ideologia e hegemonia
- Interesses de classe – diferentes e antagônicos
- Reflexão pedagógica diagnóstica, judicativa e teleológica
– Atividade
– Registro da aula
14/09 – O currículo crítico da Educação Física
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Capítulos 3 e 4
Plano
- Trajetória acadêmica do professor Lino Castellani Filho
- Realização das atividades propostas
- Elaboração de uma síntese
- Devolutiva dos relatórios de estágio
– Atividade para casa:
Em grupo, elaborem três questões a partir das leituras recomendadas.
– Registro da aula
21/09 – O currículo da saúde (educação para a saúde ou saúde renovada)
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999.
Uma crítica ao currículo crítico da Educação Física
NEVES, M. R.; BONETTO, P. X. R. De corpo inteiro, desenvolvido e crítico: onde está a diferença? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.
Reflexões sobre educação – Gaudêncio Frigotto
Pois, se o poder só tivesse a função de reprimir, se agisse apenas por meio da censura, da exclusão, do impedimento, do recalcamento, à maneira de um grande superego, se apenas se exercesse de um modo negativo, ele seria muito frágil. Se ele é forte, é porque produz efeitos positivos em nível do desejo − como se começa a conhecer − e também em nível do saber. O poder, longe de impedir o saber, o produz. Se foi possível constituir um saber sobre o corpo, foi através de um conjunto de disciplinas militares e escolares.
(Michel Foucault, Microfísica do Poder, 1996, p. 148)
Plano
- Idade média, modernidade
- Regulação e emancipação
- Teorias curriculares (Tradicional e Crítica)
- Teológica, evolucionista, cultural
- Virada cultural e virada linguística
- Globalização e o contexto pós-moderno
- Sujeito (iluminismo, sociológico e sujeito pós-moderno)
- Teorias Pós-Críticas
- Pluralidade cultural, diversidade cultural, diferença.
-Registro da aula
28/09 – O currículo crítico da Educação Física
SOUZA JÚNIOR, M et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2011.
– Apresentação do professor Marcílio
– Registro da aula
05/10 – O currículo da saúde
MATTOS, M. G. e NEIRA, M. G. A inserção da Educação Física em um projeto maior. In: Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000.
ou
BRASIL. Conhecimentos de Educação Física. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
Plano
- Histórico PCNEM
- Qual a tendência pedagógica que fundamenta o currículo de EF na perspectiva da educação para a saúde? Identifiquem no texto.
- Qual a concepção de aprendizagem que fundamenta o currículo de EF na perspectiva da educação para a saúde? Identifiquem no texto.
- Elaborem duas aulas (na sequência) alinhadas a essa proposta.
- Vídeo: Movimento, saúde e qualidade de vida
– Registro da aula
19/10 – O currículo da saúde (educação para a saúde ou saúde renovada)
PALMA, A. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis. v. 22, n. 2, p. 22-29, jan. 2001.
Plano
- Retomar a elaboração dos planos de aula
- Racionalização (Taylor e Ford)
- O corpo como objeto (Foucault)
- Assistir “Obsessão” x a ideia da morte
- Estágio
Provocações:
Em grupos:
Elaborem um mapa conceitual que sintetize os resultados das pesquisas que apresenta entre as páginas 28 e 32 (primeiro parágrafo).
As críticas do autor à noção de saúde vigente também dizem respeito ao currículo da educação para a saúde?
A partir da concepção de saúde do autor, como seria uma educação para a saúde?
Sugestão de leitura complementar: ” Pedagogia do fitness“
– Registro da aula
26/10 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)
GRAMORELLI, L. C. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da educação física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
- Elaborar individualmente uma questão sobre to texto e justificá-la.
- Apresentação dos estágios do 1º semestre.
Registro da aula
09/11 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)
Fundamentação Teórica
NUNES, M. L. F. Os Estudos Culturais e o ensino de Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
- Retomando o encontro anterior: Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento?
- Leitura e discussão dos exemplos disponíveis nas páginas 112, 113, 114, 115, 118, 119, 121
- Conceitos:
– forças antagônicas
– governo das populações
– origem e objetivo dos Estudos Culturais
– aspectos substantivos e epistemológicos
– virada cultural
– regulação pela cultura
– luta por significados
– luta por poder / política cultural
Estágios
Registro da aula
16/11 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)
Fundamentação Teórica
CARVALHO, M. M. N. S. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
– Apresentação do relato de experiência do professor Pedro Xavier Russo Bonetto
- Relato de um caso
- Origem e objetivos do multiculturalismo
- Tipos de multiculturalismo
- Tematizar as práticas corporais
- Problematizar saberes e discursos
- O risco de folclorizar as diferenças
- Desocultar as histórias de opressão
- A importância da dupla consciência
Atividade
- Apontem as características da pedagogia cultural.
- Qual o papel do conflito?
- Em termos práticos, o que seria a negociação cultural?
- O que se pode entender por formar um cidadão solidário?
Vídeo para casa – As sufragistas
– Registro da aula
23/11– O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)
A prática pedagógica: tematização e problematização
SANTOS, I. L. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
SANTOS, I. L. A problematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
Plano
- Apresentação dos relatos de experiências de Leandro Rodrigo de Souza e Artur Muller
- Participação do professor Ivan Luís dos Santos
- Tematização
- Problematização
– Registro da aula
30/11 – O currículo pós-crítico (cultural ou multicultural)
A prática pedagógica: princípios e procedimentos didáticos
NEIRA, M. G. Os procedimentos didáticos do currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física Cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016.
Plano
- Princípios e procedimentos
- Análise de um relato de prática
- Apresentação de relatos de prática