Marcos Garcia Neira – mgneira@usp.br
Marcos Ribeiro das Neves – marcos_ribeiro79@yahoo.com.br
Objetivos de aprendizagem
1. Compreender a atual função social da escola e da Educação Física.
2. Reconhecer as propostas de ensino para o componente, seus fundamentos e as razões da sua crise de identidade.
3. Conhecer os principais fundamentos das concepções contemporâneas de planejamento, conteúdos de ensino e avaliação em Educação Física.
4. Identificar os aspectos teórico-metodológicos que subsidiam as perspectivas desenvolvimentista e psicomotora da Educação Física.
5. Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam diretamente no ensino da Educação Física.
Datas, Conteúdos e Bibliografia
17/02 – Apresentação do curso e mapeamento dos saberes
24/02 – A função social da escola
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
Filme: “Escolarizando o mundo”
09/03 – A função social da Educação Física
BRACHT, V. Educação Física; conhecimento e especificidade. In: SOUSA, E. S.; VAGO, T. M. (orgs.) Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997.
16/03 – As propostas da Educação Física escolar
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, p.69-88, 1999.
30/03 – A crise da Educação Física escolar
BRACHT, V; CRISÓRIO, R. Identidade e crise da Educação Física: um enfoque epistemológico. In: A educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectiva. Rio de Janeiro: PROSUL e Campinas: Autores Associados, 2003.
06/04 – Atividade avaliativa e primeira entrega dos registros de estágio
– A atividade será desenvolvida no laboratório de informática da FEUSP
(sala 26 – bloco B – andar térreo) .
– Primeira atividade avaliativa
13/04 – A escola atual
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, jul/ago/set, 2003. p. 156-168.
20/04 – O planejamento do ensino na Educação Física
BOSSLE, F. O planejamento coletivo dos professores de Educação Física como possibilidade de construção da proposta político-pedagógica. In: MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F.; SILVA, L. O.; SANCHOTENE, M. U. Quem aprende? Pesquisa e formação em Educação Física escolar. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
– Planos
27/04 – Os conteúdos de ensino na Educação Física
SOARES, C L. Educação Física Escolar: conhecimento especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.
Plano de aula:
– Alexandre e Luiz narram suas experiências de estágio com o planejamento.
– Situar a discussão da aula no âmbito da disciplina (encontro retrasado e passado).
– Antes de abordar “conteúdos”, retomar “ancoragem social”, “evitar o daltonismo cultural” e “justiça curricular”.
– Contextualizar o texto e apresentar a autora.
– Problematizar os argumentos da autora.
- Apresentar outra noção de conteúdo.
- Reconhecer episódios da escola.
Atividades:
– Menino de 8 anos fica rico vendendo bolinha de gude na internet
– Produção de bolinhas de gude
– Colecionadores de bolinhas de gude
– Campeonatos de bolinha de gude: 1 e 2
– Bolinha de gude – video game (x-box)
04/05 – O processo de avaliação na Educação Física
SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. L. Avaliação na Educação Física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013.
Plano de aula:
– Apresentação das observações do Luiz
– Memórias da avaliação
– Para que serve a avaliação?
– Modelos avaliativos em Educação Física
– Tipos de avaliação
– Relato do Marcos
– Registros
– Indícios
– Conversa com a Profa. Jacqueline
11/05 – A perspectiva de ensino desenvolvimentista
TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
Leitura complementar
TANI, G. Abordagem desenvolvimentista: 20 anos depois. Revista de Educação Física. Maringá, v. 19, n. 3, p. 313-331, 3. trim. 2008.
MANOEL, E.J. A abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar – 20 anos: uma visão pessoal. Revista de Educação Física. Maringá, v. 19, n. 4, p. 473-488, 4. trim. 2008.
Plano de aula:
– Destacar conceitos importantes dos encontros passados
– Disponibilizar os portfólios para conhecimento
– Discutir os fundamentos e orientações didáticas da “abordagem” desenvolvimentista
– Analisar exemplos de aulas
17/05 – SEMINÁRIO
Horário: 18:00h às 21:00h
O cotidiano lúdico dos engraxates ambulantes paulistanos: da bola de gude ao jogo da tiririca.
Palestrante: André Santos (DH/USP)
18/05 – Atividade com os alunos do CIEJA Butantã
27/07 – Retomada das atividades e replanejamento
A perspectiva de ensino desenvolvimentista
– Registro da aula
03/08 – A perspectiva de ensino psicomotora
A perspectiva de ensino psicomotora
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.
Plano de Ensino
– Situando a proposta
– Influências teóricas
– Epistemologia Genética
– Destaques
– Entrevista com João Batista Freire da Silva
10/08 – A perspectiva de ensino psicomotora
Plano de ensino
– Retomar os fundamentos da perspectiva psicomotora
– Apresentação do quadro para planejamento das aulas na perspectiva psicomotora
– Análise de uma aula dessa perspectiva a partir do quadro
– Elaboração de aulas
– A construção de um currículo baseado na perspectiva psicomotora
Atividades de ensino
– Discussões no grande ou em pequenos grupos a partir da leitura dos textos, exposições e assistência a vídeos.
– Análises de experiências realizadas nas escolas.
– Realização de estágio, apresentação e discussão
Formas de avaliação
1. Análise dos registros produzidos a partir da experiência de estágio.
2. Análise dos resultados das atividades avaliativas.