Marcos Garcia Neira – mgneira@usp.br

Marcos Ribeiro das Neves – marcos_ribeiro79@yahoo.com.br

www.gpef.fe.usp.br

Objetivos de aprendizagem

1. Compreender a atual função social da escola e da Educação Física.

2. Reconhecer as propostas de ensino para o componente, seus fundamentos e as razões da sua crise de identidade.

3. Conhecer os principais fundamentos das concepções contemporâneas de planejamento, conteúdos de ensino e avaliação em Educação Física.

4. Identificar os aspectos teórico-metodológicos que subsidiam as perspectivas desenvolvimentista e psicomotora da Educação Física.

5. Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam diretamente no ensino da Educação Física.

Datas, Conteúdos e Bibliografia

17/02 – Apresentação do curso e mapeamento dos saberes

24/02 – A função social da escola  

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. As transformações sociais e seus reflexos na educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Filme: “Escolarizando o mundo”

Problematização

Um caso real

– Registro da aula

09/03 – A função social da Educação Física

BRACHT, V. Educação Física; conhecimento e especificidade. In: SOUSA, E. S.; VAGO, T. M. (orgs.) Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997.

– Registro da aula

16/03 – As propostas da Educação Física escolar

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação físicaCadernos Cedes, ano XIX, nº 48, p.69-88, 1999.

– A crise dos anos 1980

– Registro da aula

30/03 – A crise da Educação Física escolar

BRACHT, V; CRISÓRIO, R. Identidade e crise da Educação Física: um enfoque epistemológicoIn: A educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectiva. Rio de Janeiro: PROSUL e Campinas: Autores Associados, 2003.

– Vídeos: 12 e 3

– Identidade e crise

– Registro da aula

06/04 – Atividade avaliativa e primeira entrega dos registros de estágio

– A atividade será desenvolvida no laboratório de informática da FEUSP

(sala 26 – bloco B – andar térreo) .

– Primeira atividade avaliativa

13/04 – A escola atual

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhosRevista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, jul/ago/set, 2003. p. 156-168.

– Vídeo

– Registro da aula

20/04 – O planejamento do ensino na Educação Física

BOSSLE, F. O planejamento coletivo dos professores de Educação Física como possibilidade de construção da proposta político-pedagógica. In: MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F.; SILVA, L. O.; SANCHOTENE, M. U. Quem aprende? Pesquisa e formação em Educação Física escolar. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

– Vídeos: 1 e 2

– Planos

– Registro da aula

27/04 – Os conteúdos de ensino na Educação Física

SOARES, C L. Educação Física Escolar: conhecimento especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p.6-12, 1996.

Plano de aula:

– Alexandre e Luiz narram suas experiências de estágio com o planejamento.

– Situar a discussão da aula no âmbito da disciplina (encontro retrasado e passado).

– Antes de abordar “conteúdos”, retomar “ancoragem social”, “evitar o daltonismo cultural” e “justiça curricular”.

– Contextualizar o texto e apresentar a autora.

– Problematizar os argumentos da autora.

​- Apresentar outra noção de conteúdo.

​- Reconhecer episódios da escola.

​​

Atividades:

– Previsão de conteúdos

– Bolinha de gude

– Menino de 8 anos fica rico vendendo bolinha de gude na internet

– Produção de bolinhas de gude

– Colecionadores de bolinhas de gude

– Campeonatos de bolinha de gude: 1 e 2 

– Bolinha de gude – video game (x-box)

– Registro da aula

04/05 – O processo de avaliação na Educação Física

SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. L. Avaliação na Educação Física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013.

Plano de aula:

– Apresentação das observações do Luiz

– Memórias da avaliação

– Para que serve a avaliação?

– Modelos avaliativos em Educação Física

– Tipos de avaliação

– Relato do Marcos

– Registros

– Indícios

– Conversa com a Profa. Jacqueline

– Registro da aula

11/05 – A perspectiva de ensino desenvolvimentista

TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.

Leitura complementar

TANI, G. Abordagem desenvolvimentista: 20 anos depois. Revista de Educação Física. Maringá, v. 19, n. 3, p. 313-331, 3. trim. 2008.

MANOEL, E.J. A abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar – 20 anos: uma visão pessoal. Revista de Educação Física. Maringá, v. 19, n. 4, p. 473-488, 4. trim. 2008.

Plano de aula:

– Destacar conceitos importantes dos encontros passados

– Disponibilizar os portfólios para conhecimento

– Discutir os fundamentos e orientações didáticas da “abordagem” desenvolvimentista

– Analisar exemplos de aulas

– Desenvolvimentista

– Vídeos: 123

– Registro da aula

17/05 – SEMINÁRIO

Horário: 18:00h às 21:00h 

O cotidiano lúdico dos engraxates ambulantes paulistanos: da bola de gude ao jogo da tiririca. 
Palestrante: André Santos (DH/USP) 

 

18/05 – Atividade com os alunos do CIEJA Butantã

27/07 – Retomada das atividades e replanejamento

A perspectiva de ensino desenvolvimentista
– Registro da aula

03/08 – A perspectiva de ensino psicomotora

A perspectiva de ensino psicomotora

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

Plano de Ensino

– Situando a proposta

– Influências teóricas

– Epistemologia Genética 

– Destaques

– Psicomotor

– Entrevista com João Batista Freire da Silva

– Registro da aula

10/08 – A perspectiva de ensino psicomotora

Plano de ensino

– Retomar os fundamentos da perspectiva psicomotora

– Apresentação do quadro para planejamento das aulas na perspectiva psicomotora

– Análise de uma aula dessa perspectiva a partir do quadro

– Elaboração de aulas

– A construção de um currículo baseado na perspectiva psicomotora

– Registro da aula

Atividades de ensino

– Discussões no grande ou em pequenos grupos a partir da leitura dos textos, exposições e assistência a vídeos.

– Análises de experiências realizadas nas escolas.

– Realização de estágio, apresentação e discussão

Formas de avaliação

1. Análise dos registros produzidos a partir da experiência de estágio.

2. Análise dos resultados das atividades avaliativas.