Ementa

Sociedade contemporânea. Teorias curriculares. Cultura. Identidade. Diferença. Sujeito. Condições de emergência da Educação Física cultural. Educação Física na área de códigos e linguagens. Princípios ético-políticos e encaminhamentos didático-metodológicos (Vivências, leituras das práticas corporais e ressignificações. Ampliação, aprofundamento, registro e avaliação). Artistagem. Tematização, problematização e desconstrução. Aprendizagem na perspectiva cultural. Conteúdos do currículo cultural da Educação Física.

Objetivos

  • Classificar as teorias curriculares da Educação Física
  • Contextualizar as condições de emergência do currículo cultural da Educação Física
  • Conhecer a epistemologia do currículo cultural da Educação Física
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução        adotadas pela teoria curricular cultural da Educação Física
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física
  • Caracterizar os encaminhamentos pedagógicos do currículo cultural da Educação Física
  • Singularizar os conteúdos do currículo cultural da Educação Física

Justificativa

Na tentativa de desenvolver ações didáticas que afirmem a diferença, professores e professoras mobilizaram saberes do pós-estruturalismo, pós-colonialismo, pós-modernismo, estudos culturais, teoria queer e multiculturalismo crítico, a fim de  fomentar  uma pedagogia singular. Denominada Educação Física cultural ou currículo cultural, suas especificidades compreendem os princípios ético-políticos que agenciam os e as docentes na definição das práticas corporais a serem tematizadas, no planejamento das situações didáticas, no papel atribuído à avaliação e, principalmente, nos conhecimentos acessados durante as aulas. As investigações realizadas nas escolas públicas e privadas junto a docentes que afirmam colocar essa proposta em ação permitiram a produção de uma teoria curricular sintonizada com as demandas da sociedade contemporânea. A disciplina compromete-se a debater e problematizar os aspectos epistemológicos e didático-metodológicos que caracterizam a proposta, bem como oferecer subsídios para a realização de pesquisas acadêmicas. Como se trata de uma disciplina oferecida por três docentes credenciados em programas de pós-graduação de universidades distintas, a oferta remota viabilizará a participação de estudantes vinculados a essas instituições sem os dispêndios que representam viagens intermunicipais e interestaduais.

Situações didáticas

  • Assistência às videoaulas quinzenais (disponíveis no canal do GPEF no YouTube) 
  • Leitura da bibliografia   
  • Atividades quinzenais enviadas para o e-mail gpef@usp.br até a véspera da aula remota
  • Aulas remotas

Avaliação

  • Participação nas aulas remotas
  • Realização de atividades conforme as orientações
  • Produção e envio por e-mail até o dia 27/01/2023 de um relato de experiência escrito ou em vídeo com a perspectiva cultural da Educação Física ou um artigo/ensaio de até 2 autore(a)s concernente ao que foi discutido no curso. Neste caso, o texto deve caracterizar o problema, definir o objetivo, desenvolver a argumentação baseada no referencial estudado e apresentar conclusões plausíveis. (Para obter mais informações, sugere-se assistir aos minutos iniciais da gravação da aula remota do dia 16/12).

Atribuição de conceito (considerando 75% de frequência)

  • 80 a 100% das atividades + relato ou artigo/ensaio satisfatórios – conceito “A”
  • 50 a 80%  das atividades + relato ou artigo/ensaio satisfatórios – conceito “B”
  • < que 50% das atividades + relato ou artigo/ensaio satisfatórios – conceito “C”
  • < que 50% das atividades satisfatórias + relato ou artigo/ensaio insatisfatórios – conceito “R”

Interação entre ministrantes e estudantes

  • Encaminhamento das atividades propostas para o e-mail gpef@usp.br até a véspera do encontro síncrono
  • As atividades serão comentadas e devolvidas
  • Registro do ingresso na sala virtual durante o encontro síncrono através do e-mail cadastrado
  • Durante as aulas remotas a câmera deverá permanecer ligada

Controle de frequência

  • A frequência será verificada pelo registro do Google Meet da participação nas aulas remotas e pelo envio das atividades

Orientações para elaboração e envio das atividades

a) envie a atividade correspondente ao tema (máximo 1 página em arquivo word, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens de, no mínimo, 2,5 cm) para o e-mail gpef@usp.br até a véspera da aula

b) no assunto do e-mail escreva “Atividade nº _ _ “

c) identifique o arquivo da seguinte maneira: Atividade nº _ _ de _ _ _ _ _ _ _

                                                                                                                (seu nome)

Cronograma 

19/08 – Sociedade contemporânea e as condições de emergência do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia

DARDOT, P.; LAVAL. O esgotamento da democracia liberal. In: A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 377-402.

Clique aqui para acessar

Videoaulas de apresentação e da estética do currículo cultural (clicar nas imagens)

Atividade 01

Com base nos argumentos apresentados por Dardot, Laval, Santos e Safatle, elabore uma reflexão crítica acerca do contexto de emergência do currículo cultural da Educação Física.

Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá – Clique aqui para baixar.

Vladimir Safatle – O necroestado brasileiro – Clique aqui para baixar.

Gravação da aula remota

02/09 – Diferença e teorias curriculares da Educação Física

Bibliografia

NUNES, M. L. F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. Clique aqui para baixar.

LOPES, A. C. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 39, p. 7-23, 2013. Clique aqui para baixar.

BONETTO, P. X. R.; NEVES, M. R.; NEIRA, M. G. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017. Clique aqui para baixar.

Videoaula – Teorias curriculares da Educação Física

Atividade 02

Após a leitura da bibliografia indicada, analise na experiência de tematização do samba, como as questões da identidade e diferença são compreendidas e colocadas em movimento. 

Gravação da aula remota

16/09 – Cultura e mapeamento

Bibliografia

HALL, S. A Centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p.15-46, 1997. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. O mapeamento no currículo cultural da Educação Física. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 98-123. Clique aqui para baixar.

Videoaula – Mapeamento

Atividade 03

Após ler a bibliografia indicada e assistir à videoaula, analise ao menos dois relatos de experiência publicados nas coletâneas abaixo e identifique a(s) concepção(ões) de mapeamento adotada(s) pelo(a)s professor(a)s.

(clique nas imagens para baixar)

Gravação da aula remota

30/09 – Verdade e princípios ético-políticos

Bibliografia

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação. Santa Maria.  v. 44, p. 01-23, 2019. Clique aqui para baixar.

NIETZSCHE, F. Sobre a verdade e a mentira no sentido extramoral. São Paulo: Hedra, 2007. Clique aqui para baixar.

Videoaulas – Princípios ético-políticos, cidadania e currículo cultural da Educação Física 

Atividade 04

Após ler a bibliografia indicada e assistir às videoaulas, analise ao menos dois relatos de experiência publicados nas coletâneas abaixo (distintos daqueles analisados na atividade anterior) e identifique o(s) princípios ético-políticos que possivelmente agenciaram a(o)s professora(e)s. Justique seu posicionamento com base na literatura.

(clique nas imagens para baixar)

Gravação da aula remota

21/10 – Discurso e cultura corporal


Bibliografia

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2011. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. C. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n.2, p. 321-332, abr./jun. 2017. Clique aqui para baixar.

Videoaula

Atividade 05

Identifique nos relatos em vídeo traços discursivos de uma concepção de cultura corporal influenciada pela teorização pós-crítica do currículo.

Gravação da aula remota

11/11 – Sujeito, poder e vivências

Bibliografia

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS , H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. Clique aqui para baixar.

NUNES, M. L. F.; SILVA, F. M. C.; BOSCARIOL, M. C.; NEIRA, M. G. Vivência e experiência no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 124-146. Clique aqui para baixar.

Videoaula

Atividade 06

Selecione e leia um dos relatos publicados nas coletâneas abaixo. Procure evidências que sutentem a seguinte afirmação extraída do texto-base: “fica inviável o esforço generalista de possibilitar uma mesma vivência aos estudantes, que todos tenham as mesmas reações ou, até, que elas possam ser classificadas em aceitáveis ou não, visto que até mesmo vivências corriqueiras são estritamente individuais a ponto de serem distintas para cada pessoa. Não há como findar a vivência nem tampouco mensurar seus efeitos por meios racionais” (NUNES et al., 2022, p. 134):

Gravação da aula remota

18/11 – Linguagem, leitura, tematização e problematização

Bibliografia

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação. In: Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 14-38. Clique aqui para baixar.

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A tematização no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 64-82. Clique aqui para baixar. 

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. A problematização no currículo cultural da Educação Física. In:NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 83-97. Clique aqui para baixar.

Videoaula

Atividade 07

Selecione e leia um dos relatos publicados nas coletâneas abaixo. Identifique os aspectos que desencadearam a tematização, os encaminhamentos pedagógicos de leitura da prática corporal e as representações problematizadas.

Gravação da aula remota

16/12 – Arquegenealogia, ampliação e aprofundamento

Bibliografia

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Ampliação e aprofundamento no currículo cultural da Educação Física. In: NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 147-176. Clique aqui para baixar.

Videoaula

Atividade 08

Após a leitura e análise dos relatos de experiência abaixo, identifique e compare os encaminhamentos pedagógicos da ampliação e aprofundamento que compuseram as tematizações da peteca, beisebol e dancinhas do TikTok.

IRIAS, E. A. Manga, tobdaé, yó: peteca nas aulas de Educação Física. EMEF Raimundo Correia, São Paulo, SP, 2022. Clique aqui

MIGUEL, A. S. “É base quatro?”: o beisebol na escola. Colégio Ítaca. São Paulo, SP, 2021. Clique aqui

NASCIMENTO, A. S. “Vai se tratar garota”: tematizando as dancinhas do TikTok. EMEF Virgínia Lorisa Zeitounian Camargo, São Paulo, SP, 2021. Clique aqui

Gravação da aula remota

20/12 – Aprendizagem, conhecimento, registro e avaliação

Bibliografia

DELEUZE, G. Que significa “aprender”? In: DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p. 154-159. Clique aqui para baixar.

MÜLLER, A.; NEIRA, M. G. Registro e avaliação no currículo cultural da Educação Física. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. (Orgs.) Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 39-63. Clique aqui para baixar.

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020. Clique aqui para baixar.

Videoaula

Atividade 09

Identifique no relato de experiência Jongo: uma roda pela igualdade, os elementos da perspectiva cultural da Educação Física que a vinculam à formação de identidades solidárias. Justifique seu posicionamento com argumentos extraídos da bibliografia.

Para aprofundar a discussão a respeito da formação de sujeitos solidários, sugere-se a leitura das páginas 286 a 295 da tese de doutorado de Pedro Bonetto.

BONETTO, P. X. R. Esquizo-experimentações com o currículo cultural de Educação Física. 2021. 336f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Texto completo

Gravação da aula remota

Bibliografia complementar

VIEIRA, R. A. G. A problemática da aprendizagem e singularização. In: Educação Física menor. Jundiaí: Paco, 2022. p. 238 a 283.