Universidade Federal de Juiz de Fora

Auditório 1 do ICH

18/07 a 22/07/2022 das 8h30 às 11h30

Marcos Garcia Neira

Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (GPEF-FEUSP)

www.gpef.fe.usp.br      www.youtube.com/gpeffeusp

gpef@usp.br

Objetivos

  • Contextualizar sócio-histórica e pedagogicamente os currículos da Educação Física, seus objetivos, referenciais teóricos e objetos de ensino
  • Circunstanciar as condições de emergência do currículo cultural da Educação Física
  • Reconhecer a epistemologia do currículo cultural da Educação Física
  • Compreender as noções de tematização, problematização e desconstrução adotadas pela teoria curricular cultural da Educação Física
  • Justificar a importância dos princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física
  • Caracterizar as situações didáticas do currículo cultural da Educação Física
  • Identificar a singularidade dos conteúdos do currículo cultural da Educação Física

Método

  • Exposição dialogada
  • Análise de registros de aulas
  • Leitura e discussão da bibliografia

Programação

18/07 – Teorias curriculares da Educação Física

Bibliografia

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Teorização curricular e Educação Física. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. Clique aqui

Vídeos

Abordagens, não. Currículos da Educação Física, sim – clique aqui

Teorias curriculares da Educação Física – clique aqui

Encontro 01 – clique aqui

19/07 – Epistemologia e função do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A. (Org.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40. 

Clique aqui

NEIRA, M. G. Campos de inspiração. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2019. p. 29-41.

Clique aqui

Vídeos

Educação Física na área das linguagens – clique aqui

Emergência do currículo cultural da Educação Física – clique aqui

Encontro 02 – clique aqui

20/07 – Tematização, problematização, desconstrução e princípios ético-políticos do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia

SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. Tematização e problematização: pressupostos freirianos no currículo cultural da educação física. Pro-Posições, Campinas, v. 30, e20160168. 2019. Clique aqui

NEIRA, M. G. Definição do tema e planejamento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2a. Ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 43-57. 

Clique aqui

Vídeos

Paulo Freire e a Educação Física cultural – clique aqui

Princípios ético-políticos da Educação Física cultural – clique aqui

Encontro 03 – clique aqui

21/07 – Situações didáticas do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia

NEIRA, M. G. Desenvolvimento das situações didáticas. In: Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª Ed. Jundiaí. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 59-79.

Clique aqui

MÜLLER, A; NEIRA, M. G. Avaliação e registro no Currículo Cultural da Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 774-800, set./dez. 2018. Clique aqui

Vídeos

Situações didáticas da Educação Física cultural – clique aqui

Avaliação na Educação Física cultural – clique aqui

Encontro 04 – clique aqui

22/07 – Conteúdos do currículo cultural da Educação Física

Bibliografia

NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 827-846 abr./jun. 2020. 

Clique aqui

Vídeos

Conteúdos do currículo cultural da Educação Física – clique aqui

Conteúdos nos diferentes currículos da Educação Física – clique aqui

Encontro 05 – Clique aqui