Programação Geral
14/07/2016
9h00 – Abertura oficial do evento (Auditório da Escola de Aplicação)
9h30 – Mesa-redonda 1
“Obstáculos teórico-metodológicos da Educação Física escolar”
| Aline Regina GomesKátia Regina de Sá | Desafios da práxis pedagógica em uma escola de tempo integral de Belo Horizonte |
| Lilian Cristina Gramorelli | A cultura corporal nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo |
11h00 – Mesa-redonda 2
“Territórios pouco explorados pela Educação Física escolar”
| Jacqueline Cristina Jesus Martins e Marcos Ribeiro das Neves | A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos |
| Marília Menezes Nascimento Souza Carvalho | Minha história conto eu: multiculturalismo crítico e cultura corporal na educação infantil |
13h30 às 14h00 – Apresentação da escola Duo Dança
14h00 às 15h30 – Relatos de Experiência 01
SALA 120
Concepções e metodologias de Educação Física
| Ana Cristina de Oliveira | Experiências pedagógicas através dos estágios supervisionados de Licenciatura em Educação Física |
| Bruno Santos Novoa e Adriana de Abreu Domingues Delgado | EXPO Educação Física |
| Valdilene Aline Nogueira | O planejamento participativo na educação física escolar: relatando a construção de projetos |
SALA 123
Educação Física e relações de gênero
| Jorge Luiz de Oliveira Júnior, Bruna Dal Belo Benetti, Carla Santiago Almeida, Ronnie de Almeida Alves da Silva | Quando a mulher continua sendo a “outra” na ginástica rítmica |
| Larissa Natália Macêdo Moura Fujisse | Líderes de torcida da escola irmã Gabriela: uma prática corporal para todos, por que não? |
| Marcelo Ferreira Lima | Gênero nas aulas de Educação Física Escolar |
SALA 137
As brincadeiras nas aulas de Educação Física
| Alexandre Vasconcelos Mazzoni | Dodgebol: defendendo ou queimando as relações |
| Aline Santos do Nascimento | Brincadeiras regionais: é possível reconhecer o Outro através delas? |
| Juliana do Nascimento, Vinícius dos Santos Moreira e Uirá de Siqueira Farias | Entre a tradição e o contemporâneo: o jogo de queimada e as diferentes possibilidades de utilização pedagógica |
SALA 139
Esportes radicais nas aulas de Educação Física
| Caio Henrique Guerra Barbosa | Parkour! (?) Ah sim! É peixe bom de comer! |
| Carlos Alberto Oliveira Gomes | Skate na escola: uma proposta a partir dos alunos, um desafio para o professor |
| Nyna Taylor Gomes Escudero | Le Parkour está na área |
SALA 141
A dança nas aulas de Educação Física
| Cássia Adriana de Matos Czeszak | A dança – linguagem e expressão |
| Marcos Ribeiro das Neves | Frevo |
| Mariana de Oliveira Xavier Joaquim | Maracatu: o som da nação |
16h00 às 17h30 – Relatos de Experiência 02
SALA 114
A diferença nas aulas de Educação Física
| Jacqueline Cristina Jesus Martins | Educação Física no CIEJA Butantã: uma experiência ginástica |
| Flávio Nunes dos Santos Júnior | Entre gingas e tramelas: a cultura negra no currículo escolar |
| Jorge Luiz de Oliveira Júnior | Tematizando o idoso no skate e patins |
SALA 120
a diversidade e a alteridade nas aulas de Educação Física
| Cíntia Cristina de Castro Mello, Diego Aparecido Emidio Modesto e Raquel Gomes Pereira | A formação para a docência: ser ou não ser professor(a)? |
| Maria Virginia André Cresta | Educação para a diversidade “Perspectivas das leis 0639/03 e 11645/08 na cultura corporal de movimento: novos olhares sobre a dança, cultura, folclore & comunidade” |
| Marileide Alves do Nascimento | Humanidade, Corpo e Alteridade |
SALA 123
Currículo da Educação Física
SALA 137
Educação Física na Educação Infantil
| Ademir Testa Júnior | Jogos populares e ressignificação do espaço das aulas de Educação Física na Educação Infantil |
| Everton Arruda Irias | A sereia branquinha e a bruxa da diretora: um estudo das brincadeiras de faz-de-conta |
| Renato Sarti, Milene Domingos, Lucas Nascimento, Raíra Rodrigues, Caroline do Carmo, Carlos Patrick | Educação Física na pré-escola: uma sequência de aulas sobre manipulação |
SALA 139
Recursos didáticos nas aulas de Educação Física
| Daniel Teixeira Maldonado | Utilização de charges e tirinhas como instrumento de avaliação e material didático nas aulas de educação física escolar no ensino médio |
| Érica Pires do Amaral | Cultura corporal, protagonismo e cinemaProduto final do projeto |
| Fábio Alves de Oliveira e Luiz Sanches Neto | Tecnologias digitais e Educação Física: alternativa para o aprofundamento teórico |
| Leandro Santos Andrade | A Educação Física Escolar no Fundamental II na educação básica é fundamental |
SALA 141
As lutas nas aulas de Educação Física
| Alessandro Marques da Cruz | Lutando contra os preconceitos |
| Danylo Aurélio dos Santos | Capoeira e Ioga: ensaiando os princípios de justiça e descolonização curricular nas aulas de Educação Física |
| Welington Santana Silva Júnior | Lutas diversificadas para a diversidade da Educação Física escolar |
| João Paulo Nery | Coliseu ao octógono: a luta continua |
17h30 às 19h00 – Palestra e lançamento de livros
15/07/2016
9h00 – Mesa-redonda 3 (Auditório da Escola de Aplicação)
“A prática pedagógica do currículo cultural da Educação Física”
| Arthur Müller | A importância do registro docente para a reorientação das rotas no currículo cultural da Educação Física |
| Ivan Luis dos Santos | A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física |
| Pedro Xavier Russo Bonetto | O que pode a escrita-currículo? |
10h30 – Mesa redonda 4 (Auditório da Escola de Aplicação)
“Efeitos da formação continuada de professores de Educação Física
12h00 – 13h00 – Almoço
13h00 – 13h30 – Pôsteres (Hall do Afresco)
13h30 – 14h30 – Apresentação do grupo Pastiche (Auditório da Escola de Aplicação)
14h30 às 16h00 – Relatos de Experiência 03
SALA 114
Esportes radicais nas aulas de Educação Física
| Ednelson Cesaretti | Skate/Slackline – Das manobras às histórias |
| Nyna Taylor Gomes Escudero | Deslizando sobre rodas |
| Tatiana Zavanella | Ressignificação do espaço escolar: corpos em experiência parkour, slackline e skate |
SALA 120
Educação Física e relações de gênero
| Bruna Saurin SilvaLetícia Alves MartinsMariana Zuaneti Martins | Jogos tradicionais: uma abordagem sobre gênero em aulas do PIBID Educação Física do IF Sul de Minas |
| Dayane Maria de Oliveira Portapila | Trilhando o ritmo sertanejo |
| Felipe Nunes Quaresma | Sertanejo: sofrência entre xs muitos elxs |
| Ana Claudia Ferreira de SouzaAllan Augusto dos SantosMariana Zuaneti Martins | PIBID: um relato de experiência de intervenções com livros infantis |
SALA 123
As lutas nas aulas de Educação Física
| Clayton Cesar Oliveira Borges | Tematizando a luta olímpica nas aulas de Educação Física |
| Luiz Alberto dos Santos | “Queremos aula livre e futebol, professor”: o Caratê na rede estadual de ensino |
| Raíra Rodrigues e Renato Sarti | A tematização das lutas no ensino fundamental: um relato de experiência |
SALA 137
Esportes e ginásticas nas aulas de Educação Física
| Cássia Adriana de Matos Czeszak | Ginástica – Uma abordagem reflexiva |
| Diego Jabois Pinto | Desmitificação e incorporação do jogo de badminton nas aulas de educação física escolar das séries finais do ensino fundamental |
| Leandro Rodrigo Santos de Souza | Tênis: um lob de direita |
SALA 139
As brincadeiras nas aulas de Educação Física
| Aline Santos do Nascimento | Brincadeiras de corrida, e aí vamos dançar? |
| Vitor de Castro Melo | Meu jogo, minhas regras: um ensaio sobre a mercadorização do jogo pega-varetas e primeiros passos no currículo cultural |
| Pedro Xavier Russo Bonetto | Minecraft nas aulas de Educação Física: do estranhamento à pirataria |
SALA 141
Educação Física e Inclusão
| Alice de Souza do Nascimento | O professor surdo de educação física na sala de ouvinte |
| Jacqueline Cristina Jesus Martins | O atletismo nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos |
| Milena Pedro de Morais e Graciele Massoli Rodrigues | Ação educativa inclusiva na Educação Física escolar |
17h00 às 18h30 – Grupos de Discussão
SALA 123
| Aline dos Santos Nascimento, Caio Henrique Guerra Barbosa, Camila dos Anjos Aguiar, Carina Xavier de Moraes e Dayane Maria de Oliveira Portapila | ProfessorX, hoje eu vou lhe usar! A condição dx professorx substitutx |
SALA 137
| Alessandra Aguiar, Arthur Mülller, Hugo Nunes, Marcelo Ferreira, Nyna Taylor Gomes Escudero | O lugar cativo de algumas práticas avaliativas no currículo escolar |
SALA 139
| Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton Cesar Borges de Oliveira e Vitor de Castro Melo | Currículos da Educação Física Escolar como dispositivos de saber e de poder |
SALA 141
| Wilson Alviano Júnior e Déberson Ferreira de Almeida | Base Nacional de Educação Física: faz sentido a ideia de um currículo nacional? |
18h00 às 19h00 – Avaliação (Auditório da FEUSP)