Docente responsável: Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br

Sala: 106 do Bloco B

Horário: 8h30 às 12h

Programa

Objetivos

  • Compreender as transformações da função social da escola e da Educação Física
  • Reconhecer as especificidades das teorias curriculares do componte que vigoraram no século passado (desenvolvimentista, psicomotora, educação para a saúde, crítico-superadora e crítico-emancipatória)
  • Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam no ensino da Educação Física

Situações didáticas

  • Leitura da bibliografia indicada
  • Assistência às videoaulas
  • Realização das atividades programadas
  • Discussão a partir da realização das atividades
  • Estágio em unidade de Educação Básica

Instrumentos e critérios de avaliação

  • Realização satisfatória das atividades programadas
  • Análise crítica dos aspectos do cotidiano escolar que influenciam no ensino da Educação Física

Verificação de frequência

  • Registro da realização em sala de aula das atividades programadas

Orientações para realização do estágio

  • Registrar o cotidiano do(a) professor(a) de Educação Física em uma escola pública ou privada
  • Analisar criticamente o material resultante mediante o confronto com a teorização curricular da Educação Física

Cronograma, temas, videoaulas e bibliografia

Apresentação do curso

06/03 – Função social da escola

PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-26. Clique aqui

13/03 – Função social da Educação Física

BRACHT, V. Educação Física: conhecimento e especificidade. In: SOUSA, E. S.; VAGO, T. M. (orgs.) Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997. Clique aqui

20/03 – Currículos da Educação Física

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, p.69-88, 1999. Clique aqui

NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui

03/04 – Currículo desenvolvimentista

TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp/EPU, 1988. Clique aqui

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Desenvolvimento motor: um modelo teórico. In: Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005. p. 53-70. Clique aqui

10/04 – Currículo desenvolvimentista

TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp/EPU, 1988. Clique aqui

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Desenvolvimento motor: um modelo teórico. In: Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005. p. 53-70. Clique aqui

24/04 – Currículo psicomotor

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989. p. 16-46; 78-84; 196-206. Clique aqui

08/05 – Currículo psicomotor

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989. . p. 16-46; 78-84; 196-206. Clique aqui

15/05 – Currículo crítico-superador

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Clique aqui

22/05 – Currículo crítico-superador

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Clique aqui

29/05 – Currículo crítico-emancipatório

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994. p. 11-45. Clique aqui

05/06 – Currículo crítico-emancipatório

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994. p. 63-115. Clique aqui

12/06 – Currículo da educação para a saúde ou saúde renovada

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999. Clique aqui

19/06 – Currículo da educação para a saúde ou saúde renovada

GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999. Clique aqui

26/06 – Análise crítica dos registros do estágio

03/07 – Análise crítica dos registros do estágio