Docente responsável: Marcos Garcia Neira – gpef@usp.br
Sala: 106 do Bloco B
Horário: 8h30 às 12h
Programa
Objetivos
- Compreender as transformações da função social da escola e da Educação Física
- Reconhecer as especificidades das teorias curriculares do componte que vigoraram no século passado (desenvolvimentista, psicomotora, educação para a saúde, crítico-superadora e crítico-emancipatória)
- Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam no ensino da Educação Física
Situações didáticas
- Leitura da bibliografia indicada
- Assistência às videoaulas
- Realização das atividades programadas
- Discussão a partir da realização das atividades
- Estágio em unidade de Educação Básica
Instrumentos e critérios de avaliação
- Realização satisfatória das atividades programadas
- Análise crítica dos aspectos do cotidiano escolar que influenciam no ensino da Educação Física
Verificação de frequência
- Registro da realização em sala de aula das atividades programadas
Orientações para realização do estágio
- Registrar o cotidiano do(a) professor(a) de Educação Física em uma escola pública ou privada
- Analisar criticamente o material resultante mediante o confronto com a teorização curricular da Educação Física
Cronograma, temas, videoaulas e bibliografia
Apresentação do curso
06/03 – Função social da escola
PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-26. Clique aqui
13/03 – Função social da Educação Física
BRACHT, V. Educação Física: conhecimento e especificidade. In: SOUSA, E. S.; VAGO, T. M. (orgs.) Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997. Clique aqui
20/03 – Currículos da Educação Física
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, p.69-88, 1999. Clique aqui
NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da Educação Física? Connectionline, Vargem Grande, n. 28. p. 39-51, nov. 2022. Clique aqui
03/04 – Currículo desenvolvimentista
TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp/EPU, 1988. Clique aqui
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Desenvolvimento motor: um modelo teórico. In: Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005. p. 53-70. Clique aqui
10/04 – Currículo desenvolvimentista
TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp/EPU, 1988. Clique aqui
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Desenvolvimento motor: um modelo teórico. In: Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005. p. 53-70. Clique aqui
24/04 – Currículo psicomotor
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989. p. 16-46; 78-84; 196-206. Clique aqui
08/05 – Currículo psicomotor
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Moderna, 1989. . p. 16-46; 78-84; 196-206. Clique aqui
15/05 – Currículo crítico-superador
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Clique aqui
22/05 – Currículo crítico-superador
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Clique aqui
29/05 – Currículo crítico-emancipatório
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994. p. 11-45. Clique aqui
05/06 – Currículo crítico-emancipatório
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994. p. 63-115. Clique aqui
12/06 – Currículo da educação para a saúde ou saúde renovada
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999. Clique aqui
19/06 – Currículo da educação para a saúde ou saúde renovada
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999. Clique aqui